11/03/2014 às 18:40, atualizado em 30/05/2016 às 11:14

Unidade Mista de Taguatinga bate marca de um milhão de atendimentos

Centro de saúde oferece 14 especialidades de média complexidade

Por Da Secretaria da Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

TAGUATINGA (11/3/14) – A Unidade Mista de Taguatinga (UMST) comemora, nesta quarta-feira (12), às 10h, a marca de um milhão de atendimentos realizados em 2013. O espaço oferece 14 serviços de média complexidade, que vão desde laboratório de análises clínicas até tratamentos para Hanseníase e Alergias Pediátricas. Em 2012, a UMST atendeu pouco mais de 750 mil pacientes.
 

“O aumento do número de serviços prestados pela unidade à população é fruto da competência e dedicação dos profissionais que nela atuam. Estamos muito satisfeitos com esse quantitativo que, também, é qualitativo”, diz o coordenador-Geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.
 

Dentre os serviços diferenciados oferecidos à comunidade, destacam-se a Sala de Atendimento à Mulher e o Ambulatório de Adolescentes em Taguatinga (AADOT), que recebem avaliação positiva das pacientes.
 

“Desde o início da minha gravidez fui atendida pelo AADOT. Fiz o pré-natal e todos os exames que eram necessários para o meu filho nascer com saúde. Os profissionais da UMST são ótimos. Hoje, o Davi faz 14 dias e estamos muito felizes”, disse F.C. S. N, 17 anos, estudante e moradora do Areal.
 

SERVIÇOS – Em 2013, alguns serviços foram retomados e ampliados. O atendimento no Programa de Climatério, destinado a mulheres entre 45 a 65 anos, no período da menopausa ou que foram submetidas à histerectomia (retirada do útero), reiniciou em março, após um ano e meio desativado.
 

Em julho, a Unidade Mista incorporou dois novos programas: Acupuntura e a Sala do Homem. Dois médicos acupunturistas e um técnico de enfermagem atendem adultos previamente triados em uma ala especialmente montada dentro do Centro de Reabilitação Física da unidade.
 

Já a Sala do Homem atende pacientes maiores de 20 anos, avaliados por uma equipe multidisciplinar e encaminhados a médicos especializados e outros profissionais – fisioterapeutas, nutricionistas -, ou para exames, quando necessário.
 

REABILITAÇÃO – Em 2012, a UMST teve seu serviço de Fisioterapia habilitado em maio pelo Ministério da Saúde como (CER II), para pessoas com deficiência física e intelectual. Nesse mesmo ano, o serviço realizou 50 mil atendimentos.
 

“A equipe de profissionais que atua na UMST procura oferecer qualidade, com conforto e agilidade. Para tanto, a unidade realiza atendimentos com hora marcada, o que possibilita ao paciente menor tempo em espera”, destacou a gerente da UMST, Eliene Ancelmo Berg.
 

PROFISSIONAIS – A Unidade de Taguatinga conta com 216 profissionais sendo 13 médicos; 42 técnicos em enfermagem; oito enfermeiros; 14 fisioterapeutas; dois terapeutas ocupacionais; quatro fonoaudiólogas; um nutricionista; cinco assistentes sociais; oito dentistas; dois psicólogos e dois farmacêuticos; quatro bioquímicos; além dos servidores de nível médio.
 

Além da UMST, a Secretaria de Saúde possui mais duas unidades mistas de saúde no Distrito Federal. Uma está localizada na Asa Sul (508/509) e outra em São Sebastião.
 

(T.V)