Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/03/2014 às 11:32
Jovens concluíram cursos nas áreas de administração, saúde, construção e reparos, que lhes permitem ingressar no mercado de trabalho de forma mais competitiva
BRASÍLIA (12/3/14) – A primeira turma do programa “Projovem Trabalhador – Juventude Cristã” participou, na última terça-feira (11), da solenidade de formatura no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ao todo, 3.036 alunos receberam seus diplomas, após participarem da qualificação que durou seis meses, nas áreas de administração, saúde, construção e reparos.
“É uma conquista extraordinária. O ‘Projovem’ é uma oportunidade de qualificar o nosso jovem, que está desempregado, já concluiu o Ensino Médio, por exemplo, e às vezes precisa dessa oportunidade de qualificação para se inserir no mercado de trabalho, ter mais competitividade no mercado de trabalho”, informou o governador Agnelo Queiroz durante a cerimônia, que contou com a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias.
Agnelo lembrou que, nos últimos dois anos, foram criados mais de 100 mil empregos no DF, acima da média nacional, e destacou a importância do “Projovem” para continuar nesse caminho. “Isso ajuda que o jovem sonhe com um futuro melhor. O jovem que faz um curso desse não vai querer parar mais. Porque ele está vendo que vai ter uma chance melhor, com um salário maior, e ele vai querer outro para ter uma outra oportunidade e um salário maior. Esse é um círculo absolutamente positivo.”
Durante a participação no “Projovem”, os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 600 – R$ 100 por mês, desde que cumpram, pelo menos, 75% da carga de 350 horas/aula -, além de lanche, auxílio-transporte, material didático contendo apostilas, kit estudantil – lápis, borracha, apontador, caderno, régua e mochila –, além de seguro contra acidentes pessoais.
O PROGRAMA – O programa de qualificação social e profissional foi criado com o objetivo de capacitar jovens de 18 a 29 anos em situação de desemprego. O contrato firmado com a empresa vencedora da licitação, Axiomas do Brasil, determina que, no mínimo, 30% dos alunos sejam inseridos no mercado de trabalho em 60 dias após o curso.
O público-alvo são jovens carentes, de famílias com renda mensal per capita de até um salário-mínimo, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio. Também podem ser beneficiados os que não estão cursando ou não tenham concluído o Ensino Superior.
Também presente à solenidade, o secretário de Trabalho, Bispo Renato Andrade, anunciou avanços: “Temos mil vagas garantidas para a 2ª turma, no início de abril, mas queremos oferecer um total de 4,5 mil vagas ainda neste ano. Além disso, temos quase 10 mil vagas em outros cursos (além do Projovem)” .
Andrade afirmou que as pré-inscrições podem ser feitas na Agência Virtual do Trabalhador e nas 18 Agências do Trabalhador espalhadas pelo Distrito Federal.
(C.C./M.D.*)