13/03/2014 às 18:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

“GDF Junto de Você” chega ao Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante

Riacho Fundo I e Núcleo Bandeirante serão as primeiras cidades beneficiadas em 2014

Por Claudio Caxito, da Agência Brasília

BRASÍLIA (13/2/14) – De sexta-feira (14) a domingo (16), os moradores do Riacho Fundo I e do Núcleo Bandeirante receberão os serviços oferecidos pela primeira edição 2014 do “GDF Junto de Você”.

 

Durante a iniciativa, serão disponibilizados diversos serviços, entre eles a “Carreta da Mulher”, unidades móveis de Oftalmologia e de Odontologia, aferição de pressão, orientação jurídica, psicológica e atendimento social ao idoso, distribuição de mudas e plantas nativas, orientação jurídica em qualquer área – prestada pela Defensoria Pública – além de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

 

Em seu estande, a Secretaria de Segurança Pública dará orientações e tratará de ações preventivas de enfrentamento ao uso de drogas, crime de pichação, bullying, homofobia, gravidez precoce, entre outros. Já a Defesa Civil distribuirá material informativo e cadastrará Voluntários de Proteção e Defesa Social.

 

A Polícia Civil levará, em sua unidade móvel, o Museu das Drogas e o projeto “Identidade Solidária”, que permite a emissão da Carteira de Identidade. Os interessados em tirar o RG precisam levar certidão original de nascimento ou casamento.

 

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) orientará sobre o “Cadúnico”, o “Bolsa Família” e o “DF Sem Miséria”, além de inscrições para o “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego” (Pronatec).

 

A CEB fará o cadastramento de pessoas com baixa renda e prestará outras informações aos moradores. Já a Caesb fará palestras sobre cuidados com o esgoto e economia de água, e também apresentará a campanha “Óleo na pia, nem pensar!”, que ensina o descarte correto do óleo de cozinha.

 

O SLU distribuirá cartilhas de orientação da coleta seletiva, ensinará a diferença entre lixo seco e orgânico, além de distribuir o calendário de coleta na cidade.

 

Quem comparecer à Praça de Serviços também poderá tirar a primeira ou a segunda via da Carteira de Trabalho e certidões, como a de quitação eleitoral, de crimes eleitorais, negativa militar, nada consta Civil e Criminal da Justiça Federal e ver como anda o andamento do pedido do CPF.

 

Além dos serviços, o “GDF Junto de Você” também tem uma programação cultural extensa, e nesta edição terá atrações como a Banda Soatá e a cantora Ellen Oléria.

 

GDF Junto de Você - Riacho Fundo

 

(C.C/J.S*)