Cidade recebe de sexta-feira a domingo as ações do "GDF Junto de Você"" /> Cidade recebe de sexta-feira a domingo as ações do "GDF Junto de Você"">

13/03/2014 às 11:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Núcleo Bandeirante tem número recorde de obras

Cidade recebe de sexta-feira a domingo as ações do “GDF Junto de Você”

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (13/3/14) – Uma das mais antigas ocupações da época da construção de Brasília, o Núcleo Bandeirante, hoje com mais de 30 mil habitantes, mostra diariamente que, apesar da idade, ainda se destaca quando o assunto é desenvolvimento. Somente nesta gestão, foram realizadas mais de 100 obras na cidade, número recorde se comparado aos dos anos anteriores.


“Nunca se chegou a tantas melhorias na região como nesses últimos anos. Nós, como comunidade, temos que colaborar e valorizar, pois somos apenas uma ponta do governo. É muito bom saber que estaremos mais próximos dele neste final de semana”, afirmou o administrador Elias Dias, ao se referir ao “GDF Junto de Você”, que estará na região de sexta-feira (14) a domingo (16), com diversos serviços para a população.

 

A mais recente obra, que deve ser entregue neste sábado (15), é a sede do Procon, fechada em gestões passadas. Ela será inaugurada na antiga Casa da Cultura, que agora cede espaço para que a população possa usufruir dos serviços que o órgão disponibiliza ao consumidor, como registro de reclamação, esclarecimento de dúvidas, orientações ou simples consulta.

 

Uma das benfeitorias realizadas na cidade, que lhe rendeu o primeiro lugar no DF, foram os Pontos de Encontro Comunitário (PECs). Hoje são 16 equipamentos espalhados em lugares estratégicos, uma média de um para cada 2 mil habitantes. E, para melhorar ainda mais a saúde dos moradores, foram revitalizadas 16 quadras de esporte e construído um complexo esportivo com quadras de tênis e poliesportiva e campos de areia e sintético.

 

Em relação à infraestrutura, chega, ainda esta semana, o programa “Asfalto Novo” na região, que garantirá mais conforto e segurança aos motoristas.

 

Além disso, foi trocada toda a iluminação das principais avenidas, de estacionamentos e das escolas da região. Ainda está em andamento a revitalização dos becos para maior segurança da população, com previsão de término no fim do ano. “Metade já passou por reforma, e todos estarão prontos ainda em 2014”, garantiu o administrador.

 

Outras obras de destaque são a instalação das placas de endereçamento, antiga reivindicação da população, a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a revitalização de todos os parques infantis. Receberam atenção, também, a Biblioteca Central Vó Filomena, reformada e ampliada, e o Centro de Convivência do Idoso, que recebeu um PEC, salão para atividades e estacionamento interno.

 

HISTÓRIA – O Núcleo Bandeirante foi planejado para durar apenas de 1956 a 1960, pois o objetivo do governo era que, após a construção da capital, as pessoas fossem para invasões que seriam regularizadas. Só em 1961 é que resolveram fixar as pessoas no local. A ideia era que a região fosse direcionada ao comércio e, por isso, no início, ficou livre dos impostos. Daí o apelido pelo qual ainda é conhecida: Cidade Livre.

 

Hoje, é uma das regiões administrativas do Distrito Federal, denominada RA VIII, e fica a cerca de 12km do centro de Brasília. Núcleo Bandeirante Tradicional, Metropolitana, Divinéia, Vila Cauhy, setores de Oficinas e de Indústrias Bernardo Sayão, parte do Setor de Postos e Motéis Sul e Placa da Mercedes são algumas das localidades que formam o Núcleo Bandeirante.

 

(K.I./I.M*.)