" /> ">

14/03/2014 às 18:39, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Caesb orienta sobre descarte do óleo de cozinha

Expectativa é que 800 pessoas passem pela tenda da estatal no “GDF Junto de Você”

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

 RIACHO FUNDO I (14/3/14) – Quem estiver passando pela estrutura montada para receber as ações do programa “GDF Junto de Você”, no Riacho Fundo até domingo (16), poderá descartar em garrafas PET o óleo de cozinha usado. Todo o material coletado neste fim de semana, somado às coletas dos escritórios regionais da Caesb, será transformado em biodiesel.

 

“Já informamos 140 pessoas e a expectativa é que 800 passem pela tenda durante o evento”, disse Judson Carlos, funcionário da estatal.

 

A ação da empresa faz parte da campanha “Óleo na pia, nem pensar”, que pretende mobilizar a população a armazenar o produto já usado e entregá-lo nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

 

Segundo o órgão, cerca de R$ 500 mil são gastos por ano em manutenção na rede por conta do óleo. Além disso, o tratamento da água contaminada por esse resíduo fica mais caro. Cada litro de óleo encarece R$ 0,25 no tratamento de esgoto. Com a campanha, esses custos deverão ser reduzidos.

 

COLETA – A coleta do óleo usado deve ser feita em recipientes de plástico, pois esse material previne a possibilidade de derramamento e elimina problemas com corrosão. A garrafa tipo PET é a mais utilizada.

 

(B.F./M.D*.)