Empresas de eletrodomésticos lideraram queixas ao Procon em 2013

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17/03/2014 às 20:58, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Queixas de consumidores crescem mais de 157% em 2013

 Empresas de eletrodomésticos lideraram queixas ao Procon em 2013

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto:Mary Leal

BRASÍLIA (17/3/2014) – Ranking divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Procon-DF revela que o número de reclamações de consumidores saltou de 1,6 mil em 2012, para 4,1 mil em 2013, registrando crescimento de 157,6 %. Empresas revendedoras de eletrodomésticos e eletrônicos lideraram as queixas. A campeã é a Ricardo Eletro com 144 reclamações, seguida pela Via Varejo, que reúne Casas Bahia e Ponto Frio, com 143 e Banco do Brasil, com 114.

 

As informações estão no Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2013, divulgado hoje pelo Procon-DF para informar aos consumidores a quantidade de reclamações e o índice de ocorrências resolvidas.

 

Segundo o diretor-geral do Procon-DF, Todi Moreno, a ausência de empresas de telefonia móvel nos três primeiros lugares do ranking é reflexo das ações realizadas pelo órgão no setor. “Pegamos pesado com esse segmento. Fizemos a operação ‘Linha Dura’ que resultou em R$ 18 milhões em multas para todas as telefônicas. Com isso, elas passaram a rever o seu posicionamento”, afirmou.

 

Entre as empresas que menos resolveram os problemas com os consumidores estão a Neon Distribuidora, loja virtual de produto eletrônicos, que não resolveu nenhuma das 17 reclamações registradas, seguida pela Webjet Linhas Aéreas, que encerrou suas atividades no primeiro semestre de 2013 e atendeu apenas 6% das ocorrências. O terceiro lugar ficou com a Caixa Econômica Federal, que atendeu 16% das reclamações.

 

“Todas as empresas que estão no ranking serão punidas, respeitando o direito à ampla defesa e ao contraditório, apesar de que estar nesse ranking já pode ser considerada uma punição para qualquer empresa”, garantiu Moreno.

 

O diretor aconselhou, ainda, que os consumidores utilizem o ranking para escolher onde vão adquirir serviços e produtos. Moreno reafirmou que o Procon-DF está à disposição para receber as reclamações e aplicar o Código de Defesa do Consumidor.

 

Confira aqui o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2013.

 

OPERAÇÃO BISTURI – Durante o evento, o diretor-geral do Procon-DF anunciou a realização da Operação Bisturi, que acontecerá na próxima quinta-feira (20). Segundo ele, a ação será voltada para os planos de saúde.

 

“Muitas pessoas estão sendo lesadas pelos planos de saúde. Elas pagam mensalmente e quando têm um problema de saúde mais grave essas empresas viram as costas para o consumidor. Por isso juntaremos todos os processos abertos contra empresas desse setor e aplicaremos as multas de forma coletiva”, explicou Todi Moreno.

 

(V.F./I.M.)