Região apresenta índices elevados da doença" /> Região apresenta índices elevados da doença">

18/03/2014 às 19:23

Municípios do Entorno recebem do GDF kits para identificar a dengue

Região apresenta índices elevados da doença

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (18/3/14) – Onze cidades da região do Entorno ganharam reforço na luta contra a dengue com a chegada de 37 mil kits de diagnóstico rápido da doença, entregues nesta terça-feira (18), pela Secretaria de Saúde do DF.

 

“Com esse kit, é possível fazer exame de sangue e saber em 15 minutos se a pessoa tem dengue, ao contrário do outro procedimento, que leva até 8 dias para sair o resultado”, explicou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.

 

As cidades de Luziânia e Formosa receberão 5 mil kits cada. Águas Lindas, Cidade Ocidental, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Vila Boa e Água Fria de Goiás ganharão 3 mil cada. Além dos kits, os municípios que desejarem podem solicitar à Secretaria de Saúde treinamento de pessoal e equipes para reforçar o atendimento.

 

A ação da secretaria é parte de uma estratégia para evitar que um novo surto da doença em cidades vizinhas sobrecarregue a rede pública de saúde do DF.

 

Em 2013, além dos 11.820 casos de dengue registrados no DF, os hospitais tiveram que atender aproximadamente 4 mil pacientes de outros lugares. À época, o GDF distribuiu 18 mil kits a municípios do Entorno.

 

De acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, Luziânia (GO), uma das cidades beneficiadas com a entrega dos kits, ocupa a segunda colocação no ranking nacional, com 2.888 registros da doença no primeiro bimestre de 2014. Em primeiro lugar está Goiânia, com 6.089 casos, e Aparecida de Goiânia aparece em terceiro, com 1.838 registros. Brasília ficou em nono lugar, com 1.483 casos.

 

(B.F./C.L.*)