Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
25/03/2014 às 20:33, atualizado em 12/05/2016 às 17:47
Material contém informação sobre os direitos do consumidor voltados à terceira idade e sobre suas principais queixas
TAGUATINGA (25/3/14) – Foi lançada, nesta terça-feira (25), a cartilha “Procon na melhor idade”, com dicas para alertar idosos sobre seus direitos e tentativas de fraudes, entre elas, golpes financeiros, planos de saúde e falta de comprometimento com entrega de produtos. O material, com 10 mil cópias e disponível a partir desta quarta-feira (26) no site, foi elaborado com base nas principais reclamações feitas pelo público na autarquia.
“Nós estamos educando os idosos contra armadilhas como as relacionadas às instituições financeiras que dizem estar fazendo empréstimo fácil, planos de saúde que prometem atendimento milagroso, além de reforçar quais são os seus direitos perante diversos serviços”, destacou o diretor-geral do órgão, Todi Moreno, durante a apresentação do material, no Centro de Convivência de Taguatinga.
Segundo ele, aproximadamente 17% das reclamações registradas na autarquia são de idosos. “Por isso, é importante que eles fiquem atentos a todas as informações que estamos repassando e, em caso de problemas, eles podem nos procurar”, completou.
A cartilha, que será distribuída nos locais de atendimento para essa faixa etária e na Rodoviária do Plano Piloto, foi produzida em seis meses por técnicos do Procon. Ao longo das 27 páginas com letra de fácil leitura, foram desenvolvidos os tópicos transporte, atendimento, vaga especial, empréstimo, habitação, publicidade, fraudes e orientações.
“Uma ação como essa é de extrema importância, porque podemos cair em um golpe até mesmo por falta de conhecimento e inocência”, contou a aposentada que mora em Taguatinga Norte Osvaldina Francisca da Silva, 76 anos.
“Eu já sou muito desconfiada, mas quando eu chegar à minha casa, a primeira coisa que vou fazer é ler essa cartilha. Conheço muitas pessoas que foram enganadas”, complementou a aposentada Luzia Lopes da Silva, 72 anos, moradora de Águas Claras.
(A.S/J.S*)
Leia também: