Aprovados no exame receberão certificação de conclusão do Ensino Fundamental

" /> Aprovados no exame receberão certificação de conclusão do Ensino Fundamental

">

26/03/2014 às 15:39

Inscrições para Encceja vão até a próxima segunda-feira

Aprovados no exame receberão certificação de conclusão do Ensino Fundamental

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (26/3/14) – Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem se inscrever até a próxima segunda-feira (31). A prova é destinada para jovens, a partir de 15 anos, e adultos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

 

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela página do Encceja. A participação é gratuita e voluntária.

 

“Após a realização do exame, se o candidato for aprovado em todas as provas, ele recebe a certificação de que possui o nível fundamental. Esse exame é importante para que os participantes concluam essa etapa e possam retomar os estudos no Ensino Médio”, explicou o coordenador de Avaliação Educacional, Dorivan Ferreira Gomes.

 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, os conhecimentos exigidos podem ter sido adquiridos na escola ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, convivência humana, trabalho, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

 

A prova, que verificará as competências, habilidades e saberes adquiridos, será aplicada no dia 1º de junho pelo INEP.

 

O Encceja é válido apenas para certificação do Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio, a comprovação é feita com os resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Segundo o coordenador, “todo o conteúdo e o material de apoio podem ser acessados no site do INEP”. Na página do Encceja estão disponíveis quatro volumes de orientações aos estudantes para o ensino fundamental. O Ministério de Educação disponibiliza, ainda, a coleção Cadernos de EJA.

 

O exame será dividido em quatro provas objetivas de 30 questões de múltipla escolha cada uma, nos dois turnos. Pela manhã, das 8h às 12h, serão aplicadas as provas de História, Geografia e Ciências Naturais. À tarde, das 14h às 19h, os testes serão de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física e Matemática.

 

(V.F/J.S*)