Serviço será até 10 de abril em centros, postos e unidades básicas de saúde" /> Serviço será até 10 de abril em centros, postos e unidades básicas de saúde">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
31/03/2014 às 19:06, atualizado em 12/05/2016 às 17:47
Serviço será até 10 de abril em centros, postos e unidades básicas de saúde
BRASÍLIA (31/3/14) – A testagem de HIV e sífilis estará disponível para os moradores de Planaltina nos cinco Centros de Saúde, nove postos rurais e três Unidades Básicas de Família na cidade, desta segunda-feira (31) até 10 de abril.
“A iniciativa é intitulada Campanha Pós-Carnaval e tem o objetivo de localizar pessoas que foram infectadas no período de festa e as que por algum motivo não se preveniram e podem estar com a doença”, explicou a coordenadora de DST/AIDS/ Hepatites Virais de Planaltina, Ana Tenice de Aguiar.
Os testes são feitos a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. O material é colocado em um dispositivo de testagem que dá o resultado em poucos minutos.
Dependendo do diagnóstico, o encaminhamento para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis é feito na hora. O usuário poderá se dirigir ao centro ou posto de saúde mais próximo de sua casa e realizar o exame, para que consiga identificar a doença o mais rápido possível.
DOENÇAS – A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV e transmitida por meio da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relação sexual desprotegida ou transfusão de sangue.
Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar.
Já a sífilis pode ser transmitida durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de se prevenir contra a sífilis.
(L.C./I.M*)