01/04/2014 às 18:15

Secretaria de Cultura tira dúvidas sobre credenciamento 2014

Editais deste ano para contratação de artistas têm novas regras, valores, critérios de avaliação e rodízio

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (31/3/14) – Está aberto o credenciamento para as contratações artísticas de 2014 e início de 2015. O credenciamento de 2013 deixou de valer desde esta segunda-feira (31), e as futuras contratações seguirão novas regras, valores, critérios de avaliação e rodízio dos novos editais.

 

O cadastro, obrigatório, no Siscult (Sistema de Cadastro de Artistas) é o primeiro passo para prestação de serviços aos órgãos públicos do GDF. O credenciamento, opcional, segue um edital por tempo pré-estabelecido e é utilizado em 90% das contratações do GDF. Uma vez cadastrado e habilitado, o artista não precisará apresentar sua documentação por dois anos.

 

Nos editais lançados neste ano, o rodízio começará a partir de novas listas e categorias previstas em cada edital. Eles estão separados por área artística: música, dança, teatro, culturas populares e tradicionais, arte urbana, livro e leitura, música clássica sinfônica (para contratação de músicos extras para a orquestra sinfônica).

 

Todos os editais estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura, no canto direito da página. Ainda serão publicados os editais das áreas de audiovisual, circo e oficineiros.

 

Novas faixas de cachê podem chegar até R$ 18 mil, conforme a categoria e o reconhecimento de artistas notórios, classificação que não existia em 2013 e que valoriza os artistas com mais tempo de carreira.

 

INSCRIÇÕES- Para se inscrever, é necessário apenas preencher a ficha de credenciamento (Ficha Rosa) disponível on-line para preenchimento dentro do próprio cadastro do artista. Como os editais trazem inovações, o artista que quiser pode atualizar e complementar as informações. Basta entrar no próprio cadastro do Siscult enquanto estiver preenchendo a ficha de credenciamento.

 

Após inserir a documentação complementar, o artista deve levar à Secretaria de Cultura os documentos originais, para que sejam anexados ao seu processo de habilitação. As comprovações serão analisadas na avaliação do credenciamento.

 

(C.C/I.M*)