07/04/2014 às 23:08

Fiscalização recolhe 429 faixas de publicidade irregular

Material foi apreendido em Brasília, Taguatinga, Gama e Santa Maria

Por Da Seops


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (7/4/14) – A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) apreendeu, nesta segunda-feira (7), 429 faixas de publicidade que haviam sido afixadas em área pública sem autorização. O material foi recolhido em Brasília, Taguatinga, Gama e Santa Maria.

 

“Além de deixarem a cidade feia, essas faixas representam um risco para os motoristas, pois são colocadas sem qualquer critério. Muitas vezes estão ao lado ou em cima das placas de sinalização”, explicou o diretor de Operações, da Seops, Carlos Alencar.

 

Uma das equipes recolheu 87 faixas nas principais vias da Samambaia, 103 na DF-001, 26 no Gama, 47 faixas na DF-290 e 38 na Epia Sul. Profissionais também passaram pelas quadras 700 e 900 da Asa Norte e pela Epia, onde recolheram mais 128.

 

A publicidade ilegal foi levada para uma cooperativa de reciclagem, onde foi triturada para ser reaproveitada na fabricação de móveis sustentáveis.

 

LEGISLAÇÃO – A afixação de publicidade e propaganda em área pública depende de autorização, que pode ser obtida na administração regional da cidade onde se pretende instalar o objeto. O documento, com validade de até sete dias, deve estar previsto no Plano Diretor de Publicidade local para ser entregue.

 

Caso os responsáveis pela publicidade irregular sejam identificados, cada um pode pagar multa que varia entre R$ 400 e R$ 1,2 mil.

 

(A.S/J.S*)