07/04/2014 às 21:44, atualizado em 17/05/2016 às 14:50

População poderá comemorar aniversário de Brasília em 11 locais

Festividades começam nesta sexta-feira (11) e receberão R$ 12,6 milhões para infraestrutura e contratações artísticas

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (7/4/14) – Os 54 anos de Brasília serão comemorados em 11 locais diferentes, a partir desta sexta-feira (11) até 26 de abril (veja programação). A festa, que recebeu R$ 12,6 milhões em investimentos, terá 132 artistas e grupos do DF contratados, além de sete convidados, entre eles, Thiaguinho e a dupla Humberto e Ronaldo. Outra atração será a II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, na Esplanada dos Ministérios.

 

“Além da Bienal, proporcionaremos ofertas musicais que passam pelo sertanejo, pelo samba, pelo rock e diferentes linguagens musicais que o Brasil cultiva e Brasília acolhe. Teremos a cidade se movimentando na Rodoviária, Biblioteca Nacional, Torre de TV e outros espaços de convivências para a cidadania, com oferta de cultura e entretenimento”, destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, durante entrevista coletiva.

 

Segundo o secretário, com o tema de aniversário “Brasília, capital de todas as artes”, a expectativa é que 250 mil pessoas participem das comemorações, sendo 50 mil desse total apenas no dia 21 de abril.

 

A abertura da II Bienal está marcada para esta sexta-feira (11), às 20h, no Museu da República, com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e do grupo Tarancón, além da palestra do escritor uruguaio homenageado Eduardo Galeano.

 

Em um espaço de 16 mil m², o evento literário terá quatro pavilhões com 150 estandes, e reunirá aproximadamente 130 escritores nacionais e internacionais e 70 convidados para a arena jovem e infantil. Além disso, 20 obras de autores brasilienses serão lançadas durante o evento. 

 

A coordenadora da II Bienal, a subsecretária Ivana Santana, detalhou que a programação será destinada para todas as faixas etárias e terá programação de shows relacionados ao Golpe Militar de 1964, que completou 50 anos em 2014.

 

“Estamos relembrando [do Golpe] para que as pessoas nunca se esqueçam do que aconteceu no nosso país. E nós estamos convidamos alguns grupos musicais e artistas, como MPB4, Quinteto Violado, Quarteto em Cy, que foram importantes figuras artísticas naquele período”, enfatizou Santana.

 

A Secretaria de Educação disponibilizará cerca de 100 ônibus para o transporte dos alunos da rede pública. Ao lado da Bienal, nos dias 20 e 21 de abril, a Arena Infantil oferecerá brinquedos infláveis e duas tendas de circo.

 

FESTA – Na Esplanada dos Ministérios, o palco principal terá a apresentação de Thiaguinho e da dupla Humberto e Ronaldo no domingo (20) e, na segunda-feira (21), será a vez de Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi. Bandas locais também subirão ao palco para tocar na festa.

 

No Palco Brasília Capital de todos os ritmos, montado ao lado da Biblioteca Nacional, serão tocados diversos gêneros musicais. No domingo, será a vez dos amantes do rock e do blues curtirem o espaço, e no dia seguinte, o palco dará lugar ao forró, axé e sertanejo.

 

No Conic, nos dias 20 e 21, será montado um espaço de hip hop para batalhas de B-Boys, batalhas de rima, intervenções de grafite e shows. Os apaixonados por música eletrônica também terão espaço reservado. O público contará no Cine Drive-In com uma estrutura para festa com 12 DJs, das 18h do dia 20 às 6h do dia 21.

 

Para o público fã de gospel, haverá um espaço reservado ao lado do ginásio Nilson Nelson, onde será montado um palco com shows dos cantores Damares e Thales Roberto, no dia 21.

 

Já no Cine Brasília, haverá mostra de cinema sobre os 50 anos do golpe militar, feira de vinil e apresentação de DJs. Apresentações de dança e teatro também poderão ser apreciadas no Complexo Cultural Funarte, de 22 a 26 de abril. No Parque da Cidade, sempre no fim de tarde, haverá um palco instrumental. Ao todo, oito artistas vão se apresentar nos dias 19 e 20.

 

REFORÇO DE TRANSPORTE – Para este ano, o DFTrans se comprometeu em ampliar o número de linhas que saem da Rodoviária do Plano Piloto para as regiões administrativas, principalmente para os eventos que se estendem além das 2h da madrugada. A previsão é que, além dos corujões a partir da 0h, outros veículos saiam, pelo menos, a cada hora para todas as cidades. Para evitar problemas, a fiscalização será intensificada.

 

Confira aqui a programação completa da Bienal.

Confira aqui a programação das atividades culturais e shows.

 

programação 54 anos