08/04/2014 às 14:21

Semana é dedicada à humanização na saúde pública

Programação inclui ações abertas ao público, entre elas, debates, exposições e atividades culturais, até a próxima sexta-feira

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA 8/4/14) – A Semana Nacional de Humanização (SNH) 2014, com o tema Avanços e Desafios, começou nesta segunda-feira (7) e será realizada até sexta-feira (11) na rede pública de Saúde do DF.

 

A SNH é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) a fim de melhorar a prática da saúde e a relação entre funcionários e pacientes, procurando a excelência nas áreas de gestão e humanização.

 

“A programação ocorrerá de forma descentralizada em todas as regiões, com o objetivo de oportunizar a participação e o acesso dos usuários, gestores e trabalhadores”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Humanização da SES-DF, Simone Barcelos dos Santos.

 

Ainda segundo a coordenadora, haverá diversas ações abertas ao público, como debates, exposições, atividades culturais, rodas de conversa, entre outras atividades que mostram especificamente as boas experiências das regionais. “É importante destacar que a programação foi construída em torno de três eixos: participação social, trabalho e gestão do SUS”, acrescentou.

 

Cada regional de Saúde promoverá uma programação nesse período, com objetivo de divulgar a Política Nacional de Humanização (PNH), e os trabalhos implementados na rede pública de Saúde no DF.

 

A PNH existe há mais de 10 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é mudar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, para que todos se reconheçam como responsáveis pelo SUS e contribuam para seu bom funcionamento.

 

Dentro das diretrizes do PNH estão a Defesa dos Direitos dos Usuários, a Valorização do Trabalhador, o Acolhimento e a Gestão Participativa.

 

Veja a programação:

Terça-feira (8)

Quarta-feira (9)

Quinta-feira (11)

Sexta-feira (12)

 

 

(C.C*)