09/04/2014 às 20:14

Exposição que homenageou 50 anos da capital e percorreu 7 países vira livro

Obra será lançada nesta quarta-feira, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (9/4/14) – A mostra que conta um pouco da história da construção de Brasília e recebeu mais de 200 mil expectadores em países como Espanha, Portugal, Chile, Argentina, França, Alemanha e Índia se consolidou em livro. A obra será lançada para convidados nesta quarta-feira (9), às 19h30, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

 

A exposição foi criada em abril de 2010 para celebrar o cinquentenário da capital, e sua última temporada foi realizada na Embaixada do Brasil em Berlim, entre o período de 12 de dezembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014. A curadoria é da paulistana, radicada em Brasília há 28 anos, Danielle Athayde.

 

“O nosso desejo é que Brasília fique conhecida mundialmente. Uma obra que resgata o projeto do urbanista Lucio Costa, a arquitetura de Niemeyer, a visão do presidente JK e expõe ao mundo a beleza da capital de todos os brasileiros é importante para o país e para a cidade”, disse o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

 

A obra leva o nome Brasília – Meio Século da Capital do Brasil, e em alemão Brasília – Von der Utopie zur Hauptstadt (Brasília – Da Utopia à capital). Durante o evento, o renomado pianista e solista premiado por interpretar Bach, Mozart, Beethoven e Chopin, Arthur Moreira Lima, será homenageado.

 

A iniciativa conta com o apoio das secretarias de Turismo e de Cultura do DF.

 

(M.D.*)