09/04/2014 às 21:05

Planaltina faz terceira ação contra dengue do ano

Orientações começam nesta quinta-feira (10)

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (9/4/14) – Agentes da Vigilância Ambiental e Comunitários em Saúde realizam a terceira ação de combate à dengue na Vila Buritis, em Planaltina, nesta quinta (10) e sexta-feira (11). O objetivo é retirar o lixo das casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

 

A coordenadora do Grupo Executivo Intersetorial de Gestão de Prevenção e Controle da Dengue (Geiplandengue) de Planaltina, Maria Clara Porto, explicou que a divulgação será com entrega de panfleto informativo sobre o manejo ambiental, de casa em casa.

 

A publicação dá detalhes sobre o que deve ser retirado das casas, como resíduos de água e possíveis focos do Aedes aegypti. Haverá também a entrega de material educativo sobre a dengue. “Eles podem colocar esses objetos na porta de casa e nós vamos retirar”, explicou Maria Clara.

 

Retirada do lixo – Nos dias 14 e 15 de abril, o descarte do lixo será recolhido pela Administração Regional de Planaltina, e funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

 

Durante a ação será realizada a fiscalização dos setores visitados pela operação “Pente Fino”, com os caminhões e garis e, posteriormente, pelos fiscais da Agência de Fiscalização (Agefis).

 

De acordo com Maria Clara, todos os moradores que persistirem em colocar ou manter os resíduos nas portas de sua casa após a data estipulada para o manejo serão notificados e orientados quanto à importância do cumprimento dos prazos. “Com isso, objetivamos educar a população para a importância da ação conjunta com os órgãos do governo”, afirmou.

 

A coordenadora-geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, ressaltou que “a mobilização foi articulada a fim de disseminar a importância da prevenção da doença e para que os moradores lutem contra a dengue na cidade”.

 

A ação envolve o Geiplandengue, formado pela Coordenação Regional de Saúde, Administração Regional, SLU, Regional de Ensino, Bombeiros, Policia Militar, Agentes de Vigilância Ambiental e Comunitários e Agefis. As atividades visam intensificar a limpeza das casas e quintais para evitar o criadouro do mosquito e orientar a população.

 

(M.D.*)