09/04/2014 às 19:12

Saúde divulga lista de farmácias que fazem plantão 24h

O objetivo é informar a população o estabelecimento mais próximo da residência

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Elza Fiúza/ABr – arquivo

 BRASÍLIA (9/4/14) – A Secretaria de Saúde divulgou a lista de farmácias que fazem plantão em sistema de rodízio. O objetivo é fazer com que os estabelecimentos atendam de forma ininterrupta e que a população identifique o local mais próximo em funcionamento. Para acessar a relação, clique no link.  

 

De acordo com a subsecretária de Vigilância à Saúde (SVS), Marília Coelho Cunha, essa determinação colaborará com o cidadão que precisa de um medicamento fora do horário comercial. “Os estabelecimentos deverão fazer rodízio, desde que, no mínimo, 10% das lojas fiquem abertas 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados”, afirmou.

 

Segundo o diretor de Vigilância Sanitária, Manoel Silva Neto, a escala de plantão foi elaborada junto ao o sindicato que representa o setor, considerando cada região administrativa. “A escala garante que todo o DF será atendido, evitando que esses 10% se concentrem apenas no Plano Piloto”, informou.

 

A relação será publicada em março de cada ano e vigorará do primeiro sábado de abril até a primeira sexta-feira do mesmo mês, do ano seguinte. As drogarias serão obrigadas, ainda, a fixar letreiro luminoso vermelho, com a inscrição “plantão” e a manter campainha para atendimento, caso feche as portas.

 

Auditores da Vigilância Sanitária serão escalados para visitarem as farmácias de plantão e conferirem se os estabelecimentos estão respeitando as escalas. Caso seja constatado o descumprimento, o local será autuado e poderá receber multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão; além disso, a reincidência pode acarretar a cassação da sua licença sanitária.

 

As farmácias e drogarias situadas no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, na Rodoviária Interestadual de Brasília e nos terminais rodoviários urbanos funcionarão ininterruptamente, salvo se houver mais de um estabelecimento no local. Nas regiões administrativas onde houver apenas uma farmácia ou drogaria, atendendo o interesse público, o funcionamento também será ininterrupto. As farmácias e drogarias situadas nos shopping centers funcionarão de acordo com o horário de funcionamento desses locais.

 

(B.F./M.D.*)