Evento será realizado em Brasília, em setembro, e também oferecerá artesanato, palestras e cursos de culinária com pratos à base de peixe" /> Evento será realizado em Brasília, em setembro, e também oferecerá artesanato, palestras e cursos de culinária com pratos à base de peixe">

11/04/2014 às 20:31

1ª Feira de 48 Horas de Pescado tem 35 empresas confirmadas

Evento será realizado em Brasília, em setembro, e também oferecerá artesanato, palestras e cursos de culinária com pratos à base de peixe

Por Laezia Bezerra, da Secom


. Foto: Pedro Ventura/Arquivo

BRASÍLIA (11/4/14) – Pelo menos 35 empresas já confirmaram presença na 1ª Feira 48 Horas de Pescado, que será realizada em Brasília de 26 a 28 de setembro. O evento, uma parceria do GDF com o Ministério da Pesca e Aquicultura, pretende impulsionar o consumo de peixes no Distrito Federal. A proposta é comercializar, durante dois dias ininterruptos, mais de 20 toneladas do produto.


A ação pretende atrair não só os restaurantes, mas também o comércio de pescado em geral, e fomentar o artesanato produzido a partir da pele e do couro do peixe, como bolsas, sapatos e bijuterias.

 

“A ideia da feira surgiu da necessidade do setor pesqueiro, porque Brasília está próxima de alcançar a marca mundial de consumo, que é de 18kg por pessoa/ano. Já atingimos 17,15kg por pessoa/ano. A nossa produção extra deve ser colocada no mercado estrangeiro”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Maia.

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura convidou 330 empresas para participar do evento. Os expositores oferecerão produtos com preços acessíveis e de qualidade, com o objetivo de movimentar a economia local, reduzir os preços dos pescados e ainda incentivar a produção na cidade, já que grande parte do pescado consumido aqui é importada.

 

“O ministério deseja, com a realização de “48 Horas de Pescado”, promover a maior feira de comercialização de pescado do país, como marco histórico para os demais anos, transformando-a em uma feira anual”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura.

 

A feira, que também oferecerá artesanato, palestras e cursos de culinária com pratos de pescado, deve ser uma preparação para que Brasília participe da Expo Milão 2015, que ocorrerá na Itália, de 1º de maio a 31 de outubro do ano que vem. A exposição mundial terá participação de mais de 140 países, além de importantes organismos internacionais.

 

(L.B./I.M*)