11/04/2014 às 21:14, atualizado em 17/05/2016 às 14:53

Cartas de crédito movimentarão economia do Recanto das Emas

Programa do GDF oferece financiamento e proporciona a microempresários a realização do sonho de expandir seus negócios

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto:Dênio Simões/GDF

RECANTO DAS EMAS (11/4/14) – Pequenos empresários moradores do Recanto das Emas receberam, nesta sexta-feira (11), durante a 8ª edição do “GDF Junto de Você”, 67 cartas de crédito pelo programa “Prospera”. A ação faz parte de um esforço do governo local para expandir a economia e realizar o sonho de empreendedores da capital.

 

“Esse microcrédito produtivo e orientado é muito importante para o DF. Ele é fundamental para o micro e pequeno empresário, até mesmo àqueles que não são formalizados, por que isso os ajuda a sobreviver e a crescer”, destacou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador Tadeu Filippelli.

 

De acordo com a Secretaria de Trabalho, pasta responsável por organizar e gerir o programa, já foram disponibilizados, em todo o Distrito Federal, mais de R$ 13 milhões em cartas de crédito para comerciantes, que, com essa ajuda, conseguiram a independência profissional e o sucesso de seus empreendimentos.

 

Além disso, o “Prospera”, que foi criado na gestão Agnelo Queiroz, celebrou, até o momento, mais de 2 mil contratos de financiamento e, segundo a pasta, impulsionou a criação indireta e a preservação de aproximadamente 7 mil postos de trabalho.

 

CAPACITAÇÃO – Os campos de atuação do GDF para incentivar a criação e manutenção de microempresas são vastos. Além de oferecer o financiamento, que serve para contratação de pessoal, compra de equipamentos e matéria prima ou simplesmente para uma reserva de capital, há, ainda, a preocupação com a profissionalização de quem investe em um negócio.

 

Também nesta sexta-feira (11), na estrutura central do “GDF Junto de Você”, próximo ao Restaurante Comunitário do Recanto das Emas, 115 empreendedores da cidade receberam os certificados de participação em cursos oferecidos pela Coordenadoria das Cidades e administração regional, em parceria com o Sebrae.

 

Parte integrante do projeto “Territórios da Cidadania”, a capacitação oferecida aos comerciantes teve o objetivo de tornar as empresas mais competitivas a partir de uma gestão competente, profissionalizada e qualificada para atuar nos mais diversos setores da economia.

 

Para a artesã Genivalda Alves, 47 anos, o curso oferecido em parceria com o governo local abriu novos horizontes e mostrou uma realidade do mundo dos negócios até então desconhecida. Com o certificado em mãos, ela, agora, quer crescer.

 

“Com esse curso aprendi a gerenciar o negócio, organizar as despesas e a lidar com o público. Agora, tenho mais visão para crescer. Além de vontade, tenho também incentivo. Depois desse curso, já até chamei a minha irmã para ser microempreendedora e expandir o negócio junto com ela”, contou artesã à Agência Brasília.

 

(F.M/J.S*)