11/04/2014 às 20:57

Jovens do DF debatem a importância da participação social

Estudantes do Recanto, Samambaia e Sobradinho aprendem sobre Conselho da Juventude

Por Da Redação, com informações da secretaria de Estado de Governo


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (11/4/14) – Na oitava edição do “GDF Junto de Você”, realizada nesta sexta-feira (11) no Recanto das Emas, cerca de 100 jovens participaram do bate-papo que abordou a importância da participação social.

 

O coordenador de Juventude, da Secretaria de Governo, Carlos Odas, abriu a conversa falando sobre os trabalhos realizados pelo Conselho de Juventude do Distrito Federal (Conjuve) e sobre as eleições do órgão nas regiões administrativas. A ideia é eleger jovens em 16 cidades do DF.

 

O presidente do Conselho, Alessandro Melchior, aproveitou sua fala para convidar os jovens a participar da vida política de suas escolas, cidades e grupos de encontros. Ele destacou a importância da participação juvenil nos espaços de decisão para questionamento dos seus direitos.

 

Segundo Melchior, “é preciso participar assegurando a possibilidade de dizer o que acha e o que sente em relação ao governo”, e ter ‘criatividade’ para propor as pautas e os temas. “O conselho será a oportunidade para vocês dizerem o que acham. O olhar de vocês pode mudar muita coisa”, enfatizou.

 

A vereadora da Cidade Ocidental, Kedma Karen, participou do debate. Segundo ela, incentivar conversas como as de hoje é fundamental para aproximar o debate político realizado no Parlamento dos Jovens. “Eles precisam entender a importância da participação social e política na vida de toda a coletividade”, afirmou.

 

Para o conselheiro do Conjuve DF Lucas Resende, o colegiado é o instrumento que tem a possibilidade de escutar várias vozes da juventude, seja do Hip Hop, do Movimento Estudantil ou do Passe Livre, por exemplo. “Vocês têm que conseguir se juntar e tornar a política uma coisa diferente, uma alternativa. Há vida na participação social fora do Facebook.”

 

Se você é jovem e tem até 29 anos, participe e opine sobre a formulação de políticas públicas. Para realizar sua inscrição, basta acessar o site.

 

Confira, abaixo, o calendário e as cidades onde serão realizadas as eleições para o Conselho de Juventude nas cidades:

 

26/4

Riacho Fundo I

Riacho Fundo II

Samambaia

Santa Maria

Recanto das Emas

 

10/5

Brazlândia

Sobradinho

Sobradino II

Fercal

 

17/5

Planaltina

Estrutural

São Sebastião

 

24/5

Ceilândia

Gama

Paranoá

 

31/5

Taguatinga

 

(J.P/J.S*)