Encenação na cidade completa 37 anos e chega e reunir mais de 30 mil pessoas durante a cena de ressurreição de Jesus Cristo; acompanhe a segunda reportagem da série "Via-Sacra"

" />

Encenação na cidade completa 37 anos e chega e reunir mais de 30 mil pessoas durante a cena de ressurreição de Jesus Cristo; acompanhe a segunda reportagem da série "Via-Sacra"

">

11/04/2014 às 12:14

Via-Sacra do Paranoá promete surpresa para fiéis

selo VIA SACRA v2

Encenação na cidade completa 37 anos e chega e reunir mais de 30 mil pessoas durante a cena de ressurreição de Jesus Cristo; acompanhe a segunda reportagem da série “Via-Sacra”

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (11/4/14) – A representação do sofrimento de Jesus Cristo será feita por aproximadamente 250 atores na Via-Sacra do Paranoá, marcada para as 16h, na Sexta-Feira Santa (18). Organizada pela Paróquia Santa Maria dos Pobres, o evento chegou a sua 37ª edição em 2014, e, segundo organizadores, o público esperado de 30 mil pessoas terá uma surpresa ao fim da última cena.

 

“Estamos ensaiando há dois meses para garantir uma excelente atuação e, para este ano, estamos preparando algo diferente para o público, ao fim da ressureição de Jesus Cristo. Quem comparecer irá gostar”, descreveu a coordenadora-geral da apresentação, Adriana Antônio Miranda.

 

Segundo a coordenadora, o ensaio ocorre todos os domingos, às 15h, no Centro de Cultura e Desenvolvimento Popular do Paranoá (Cedep), localizado na quadra 9. Para realizar o evento, o GDF fornecerá a estrutura necessária, o que inclui palco, tendas e outros equipamentos.

 

“A comunidade está empenhada, tanto os atores quanto as pessoas que estão contribuindo com orações, para que tudo dê certo. Ainda há tempo para quem quiser participar na atuação ou contribuir de outra forma. Basta comparecer ao local”, enfatizou a coordenadora.

 

Segundo o coordenador de Comunicação do grupo, Pedro Henrique Mendes, durante a Via-Sacra será reforçado o papel dos anjos na vida dos católicos. “Temos um grupo específico com 50 crianças entre 5 e 7 anos que está ensaiando para representar os anjos”, contou.

 

Mendes também descreveu que, neste ano, o grupo Via-Sacra Ao Vivo do Paranoá trabalhou com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, utilizado durante a evangelização de membros da igreja.

 

“Faço parte da Via-Sacra desde os 10 anos. Hoje, aos 22, não penso em sair. Moro na cidade e sou apaixonado por esse trabalho. Vejo com muito amor as pessoas que saem de casa, embaixo de sol ou chuva, para tentar viver esse momento da vida de Jesus Cristo. Para nós, é gratificante”, complementou o coordenador.

 

De acordo com ele, na última cena, que é a Ressureição de Jesus Cristo, o público chega a somar cerca de 30 mil pessoas.

 

APRESENTAÇÃO – A Via-Sacra do Paranoá terá início por volta das 16h, após a celebração de uma missa na Paróquia Santa Maria dos Pobres. O trajeto começa no Terminal Rodoviário, seguirá pela Avenida Principal, até chegar ao ginásio de esportes.

 

Mulheres grávidas, idosos e pessoas com deficiência poderão se credenciar no início do evento para acompanhar a encenação em um local restrito, dentro do cordão de isolamento, longe de possíveis tumultos.

 

O espetáculo terá 15 estações, começando pela condenação e flagelação de Jesus Cristo. Depois, serão representados os momentos: Jesus carrega a cruz nos ombros; Primeira queda; Jesus encontra sua mãe; Simão ajuda Jesus a carregar a cruz; Verônica enxuga o rosto de Jesus; Segunda queda de Jesus; e Jesus consola as mulheres de Jerusalém.

 

Por fim, serão atuadas as cenas: Terceira queda; Jesus é despido de suas vestes; Crucificação; Jesus morre na cruz; Jesus é descido da cruz; Sepultamento; e Ressureição.

 

Acompanhe neste sábado (12) a terceira reportagem da série “Via-Sacra”, com o panorama das principais encenações biblícas que ocorrem no DF.

 

SERVIÇO:

Via-Sacra do Paranoá – Fraternidade e Tráfico Humano

Data: Sexta (18/4)

Hora: 16h

Local: Paróquia Santa Maria dos Pobres

 

LEIA TAMBÉM:

 

Show marca abertura das atividades da Via-Sacra de Planaltina

 

(A.S/J.S*)