12/04/2014 às 12:58

Comemoração do aniversário de Brasília incentivará leitura

População poderá visitar mais de 200 estandes na II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que foi oficialmente aberta nesta sexta feira (11)

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

BRASILIA (12/4/14) – A abertura da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, nesta sexta feira, (11), marcou o início das comemorações do 54º aniversario de Brasília. O evento literário, no Museu da República, contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e do grupo Tarancón. O público também pode prestigiar a palestra do escritor uruguaio homenageado Eduardo Galeano.

 

“É uma honra para Brasília receber um escritor internacional na Bienal, que colocará a cidade como a capital do livro e da leitura. Eduardo Galeano é uma grande referência para todo cidadão progressista que defende a liberdade”, enfatizou o governador Agnelo Queiroz que recepcionou o autor e lembrou dos 50 anos do golpe militar brasileiro.

 

Durante os 10 dias da programação da Bienal, que se encerra no dia 21 de abril, participarão aproximadamente 130 escritores nacionais e internacionais, além de 70 convidados para arena jovem infantil. Os visitantes também poderão participar do lançamento de 20 obras de autores brasilienses.

 

“Nós reservamos um espaço de 23 mil metros quadrados para esse evento. E para que Brasília celebre seu aniversário, teremos mostras, palestras, conferências, espetáculos e narração de histórias para crianças”, destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

 

A estimativa do dirigente da pasta é que cerca de 250 mil pessoas passem pelos 200 estandes com as principais editoras do país. O local, que receberá estudantes das 654 escolas públicas do DF, ficará aberto das 10h às 22h.

 

Segundo o secretário de Educação, Marcelo Aguiar os alunos poderão escolher livros para serem levados para as bibliotecas das instituições de ensino. “Vamos destinar R$ 4 milhões para compra de exemplares que poderão ser escolhidos pelas crianças em conjunto com os professores. Cada escola pode adquirir até 10% de livros por estande”, informou.

 

Confira aqui a programação completa da II Bienal.

 

(A.S/J.S)