12/04/2014 às 19:31, atualizado em 17/05/2016 às 14:51

Famílias do Recanto das Emas recebem escrituras pelo “Regularizou, é Seu!”

Ação beneficiou aproximadamente 180 pessoas; outros 1,6 mil documentos já foram entregues na cidade

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

RECANTO DAS EMAS (12/4/14) – Na 8ª edição do “GDF Junto de Você”, neste sábado (12), o governo deu continuidade à política de regularização de moradias, com a entrega de aproximadamente 180 escrituras para as famílias que moram no Recanto das Emas. A ação, parte do cronograma do Mutirão das Escrituras, do programa “Regularizou, é Seu!”, beneficiou moradores das quadras 100, 200, 300, 400, 600 e 800.

 

“Muitas dessas pessoas esperavam a escritura há 20 anos. Elas não tinham segurança jurídica por não terem um documento definitivo. Agora, nossa meta é trabalhar a todo o vapor para regularização de todas as áreas, inclusive as áreas do comércio para gerar emprego e renda”, destacou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice governador, Tadeu Filippelli.

 

De acordo com a Secretaria de Habitação (Sedhab), as pessoas que receberam o documento aguardavam a legalização desde a criação da cidade, em 1993. A feirante Maria Sagrado dos Santos, 51 anos, que mora na quadra 604, é umas das beneficiadas.

 

“Agora, posso dormir tranquila, porque sei que a escritura me dá garantia e segurança sobre o que é meu. Muitas famílias esperavam por isso há anos. Também sabemos o quanto vai valorizar nosso terreno”, contou a feirante, ao lembrar que mora na casa com quatro filhos e netos.

 

Segundo balanço da Sedhab, até agora, já foram entregues mais de 1,6 mil escrituras somente no Recanto das Emas. Outras cidades beneficiadas são Samambaia, Estrutural, Vila Planalto, Sol Nascente, São Sebastião, entre outros.

 

REDUÇÃO DE TAXAS – Os moradores que estão com os seus lotes em processo de regularização podem pagar valores mais baixos pelas taxas das escrituras emitidas pelo cartório. A redução do custo, que caiu de R$ 1.214 mil para R$ 198, é resultado de uma parceria entre o governo e a Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal (Anoreg/DF).

 

(A.S/J.S*)