Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/04/2014 às 17:40
Na programação, diversas palestras, oficinas e orientações
BRASÍLIA (15/4/14) – Uma série de atividades, como palestras, oficinas e apresentações artísticas, marcará as comemorações do Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril. As atividades, que têm a participação da Secretaria de Saúde, acontecerão até a próxima quinta-feira (17).
A “Campanha da Voz 2014” reunirá profissionais da rede pública de saúde para desenvolver ações de conscientização sobre a saúde vocal e o diagnóstico de patologias, como o câncer de laringe.
O público-alvo da campanha são profissionais que têm a voz como instrumento de trabalho. “A Escola de Música é parceira da campanha, pois concentra uma parte do público que trabalha diretamente com a voz”, disse Bartira Pedrazzi, fonoaudióloga da Secretaria de Saúde e uma das palestrantes no circuito.
Além de orientar, os fonoaudiólogos promoverão uma triagem para identificar sintomas e alterações na voz. “A maioria das pessoas que têm ou tiveram câncer de laringe apresenta problemas na voz, como rouquidão, por exemplo, que para muitos parece ser inofensiva, porém pode ser um sintoma indicativo de câncer”, disse Dianete Gomes, Coordenadora da “Campanha da Voz 2014 no DF”.
O Brasil ocupa atualmente o segundo lugar na incidência de câncer de laringe, na maioria das vezes decorrente da associação do uso de bebidas alcoólicas e cigarro.
A campanha é uma realização da Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Distrito Federal e também tem o apoio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, o Centro de Ensino Profissional – Escola de Música de Brasília e o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de Brasília.
Confira a programação da campanha aqui.
(M.D*)