Unidade é a primeira, entre sete hospitais públicos, que passará por avaliação nacional" /> Unidade é a primeira, entre sete hospitais públicos, que passará por avaliação nacional">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/04/2014 às 15:43
Unidade é a primeira, entre sete hospitais públicos, que passará por avaliação nacional
BRASÍLIA (15/4/14) – O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foi o primeiro da rede pública de Saúde a criar a equipe multidisciplinar para executar o Serviço de Qualidade Hospitalar e Segurança do Paciente. O Hran é um dos sete hospitais escolhidos pela Secretaria de Saúde (SES) do DF para participar do processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
A equipe multiprofissional é formada por médico, farmacêutico, administrador, biomédico e enfermeiros. O trabalho visa melhorar o atendimento ao paciente e aumentar o controle dos médicos e demais profissionais da Saúde.
“Durante o planejamento, definimos qual será o foco da semana e intensificamos as ações nessa área, sem deixar de atender as demais. Uma das atividades é instituir a Cirurgia Segura, garantindo que o paciente seja devidamente identificado, passe pela classificação de risco e tenha seus dados informados à equipe médica, inclusive nutricionistas e enfermeiros”, afirmou o gerente de Emergência do Hran, Leandro Resende.
Segundo Resende, se esses passos forem seguidos, o risco de complicações durante a cirurgia é reduzido, o paciente se recupera mais rápido e pode ter alta precoce. A medida aumenta a rotatividade dos leitos e reduz o tempo de espera por internação.
“Esse serviço é integrado ao Núcleo Gestor de Leitos e é fundamental para que o sistema funcione como uma rede única. Hoje, não podemos falar que o leito é do Hran ou do Hospital de Base. Ele é da rede de Saúde e poderá ser usado por pacientes de qualquer unidade de internação”, garantiu o gerente.
CERTIFICAÇÃO – A SES escolheu sete hospitais para serem avaliados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além do Hran, participam os hospitais regionais da Asa Sul, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga, Ceilândia e Santa Maria.
As avaliações, que começaram pelo Hran no início deste mês, prosseguem até 14 de maio. Serão três avaliadores em cada hospital que utilizarão o Termômetro de Segurança, ferramenta via web com um questionário que poderá ser respondido voluntariamente.
(V.F./ I.M*)