Píer Sul tem 10 novas pontes de embarque e mais de 20 mil metros quadrados" /> Píer Sul tem 10 novas pontes de embarque e mais de 20 mil metros quadrados">

16/04/2014 às 21:39

Nova área de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília é inaugurada

Píer Sul tem 10 novas pontes de embarque e mais de 20 mil metros quadrados

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto:Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (16/4/14) – A primeira parte da ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek foi inaugurada, nesta quinta-feira (16), pela presidente Dilma Rousseff, acompanhada pelo governador Agnelo Queiroz. O Píer Sul ocupa área de 20 mil metros quadrados e tem 10 novas pontes de embarque. A obra foi concluída com mais de um mês de antecedência.


“A nova estrutura honra o nome de um dos grandes presidentes da democracia do país. O Brasil vem passando por uma grande revolução dos serviços, e viajar de avião passou a fazer parte do cotidiano de milhares de brasileiros. A movimentação de passageiros saltou de 33 milhões para 113 milhões”, declarou Dilma Rousseff.

 

“Hoje é um dia muito especial para Brasília. A cidade está completando 54 anos e ganhou um aeroporto a sua altura. A ampliação e modernização deste aeroporto permite o crescimento econômico e humano do DF”, ressaltou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

 

De acordo com o presidente do conselho da Inframérica, José Antunes Sobrinho, o serviço foi feito em pouco tempo, apenas 16 meses, mas com alta qualidade. “Implantamos os sistemas de bagagens mais modernos do mundo. E fizemos tudo isso sem interromper as operações, ou seja, com 16 milhões de passageiros circulando pelo aeroporto”, afirmou.

 

Para chegar ao Píer Sul, o passageiro utilizará o novo conector de acesso, com esteiras rolantes, que tornam o percurso mais rápido e confortável. O setor será exclusivo para aviação doméstica, ou seja, entre estados brasileiros.

 

A espera pelo voo promete ser agradável, com uma construção ampla e moderna que conta com restaurantes, dois mezaninos com vista panorâmica para o pátio de aeronaves, ambiente totalmente climatizado, iluminação e acústica adaptadas e projeto paisagístico que se integra ao ambiente.

 

A segunda etapa, o Píer Norte, está em sua fase final de construção e deve ser entregue até maio. O espaço terá oito pontes de embarque, em uma área de 15 mil m², e será conectado ao terminal central. O Píer Norte e o Sul vão dobrar a capacidade do aeroporto, que passará de 13 para 29 pontes de embarque.

 

O governador anunciou, ainda, que o acesso ao local será concluído em breve. “Vamos inaugurar, no dia 30, as obras do balão do aeroporto, que facilitarão o acesso dos passageiros. Além disso, nos próximos dias, será inaugurada a maior obra de mobilidade da capital, o Expresso DF Sul”, garantiu.

 

A ampliação do aeroporto terá, ao todo, um investimento de R$ 1,2 bilhão até agosto deste ano, pela Inframérica – concessionária que administra o local. Com a expansão, a capacidade do aeroporto aumentará de 16 milhões para 21 milhões de passageiros.

 

AEROPORTO JK – O aeroporto de Brasília atende cerca de 16,6 milhões de passageiros por ano, entre embarque e desembarque. O aeroporto é o 4º maior do país em movimentação de passageiros, ficando atrás, apenas, de Guarulhos, Congonhas e Galeão.

 

(V.F./ I.M*)