17/04/2014 às 20:09

Secretaria de Saúde convoca mulheres para tratamento contra o câncer

As 27 que estão sendo chamadas apresentaram alterações nos exames de colo do útero

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (17/4/14) – A Secretaria de Saúde (SES/DF) promove serviços e atendimento qualificado para pessoas que lutam para vencer o câncer. No entanto, atualmente, 27 mulheres com os exames de colo do útero alterados não retornaram para iniciar o tratamento.

 

“Já utilizamos todos os meios e estratégias, como busca ativa por telefone e por meio eletrônico, na tentativa de encontrar e acolher essas mulheres para o tratamento”, disse Cristina Scandiuzzi, gerente de Câncer da SES/DF.

 

As pessoas com alterações nos exames relacionadas aqui devem entrar em contato com a Gerência de Câncer da SES/DF, pelo telefone 3348-6663, para tratar de assuntos de seu interesse.

 

Além dos atendimentos ambulatoriais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a secretaria conta com as quatro Carretas da Mulher – disponíveis para toda a população, em pontos estratégicos do DF – e com as campanhas de vacinação contra o HPV, que beneficiaram, neste ano, cerca de 33 mil meninas entre 9 e 13 anos.

 

Em 2014, as unidades móveis de saúde já atenderam mais de 31 mil mulheres com exames de papanicolau, mamografia e ecografia para diagnosticar e tratar o câncer. Para saber onde está a mais próxima de sua casa, acesse o site www.carretadamulherdf.com.br.

 

Todas essas ações são voltadas para acabar com a taxa de mortalidade pela doença, principalmente a do colo do útero, que causa a morte de cerca de 90 mulheres por ano no DF.

 

(C.C.*)