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18/04/2014 às 22:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Dados do GDF serão disponibilizados para criação de aplicativos

Informações farão parte do “Portal de Dados Abertos” e qualquer cidadão poderá acessá-las

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (18/4/14) – Dados de toda a administração pública do Distrito Federal estarão disponíveis na internet, a partir desta segunda-feira (21), para que os moradores da capital possam desenvolver aplicativos de serviços para dispositivos móveis. As informações, que aproximam os moradores da gestão do Estado, poderão ser encontradas no “Portal de Dados Abertos”.

 

Criado sem custos a partir de uma plataforma livre, a ferramenta on-line hospedará arquivos de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal. O cidadão, por sua vez, ao acessar esse serviço, poderá baixar as informações e utilizá-las para o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets.

 

Com essa iniciativa, o DF passa a ser a terceira unidade da Federação a dispor seus moradores o acesso às informações brutas do Estado. Esse fato, de acordo com a Secretaria de Planejamento (Seplan), que desenvolveu a página, é uma forma de melhorar a participação dos moradores na gestão pública e, ao mesmo tempo, oferecer funcionalidades eletrônicas que melhoram o dia a dia do cidadão.

 

NOVA REALIDADE – Turistas que visitarem o Distrito Federal contarão com informações precisas sobre hospitais, delegacias, parques e pontos turísticos, na palma da mão, e em no máximo três cliques. A novidade tecnológica faz parte do aplicativo e-Visitante, também lançado neste 21 de abril. Ele poderá ser baixado em celulares, tablets e ajudará na obtenção de dados e localização de espaços da capital.

 

“O objetivo desse aplicativo é fazer com que o visitante e a população se aproximem da gestão do Estado. Quando se coloca o e-Visitante, por exemplo, conseguiremos identificar quais os pontos turísticos de maior movimento e teremos um feedback (resposta) de como está a conservação, por exemplo”, explicou a subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Seplan, Renata Canuto Dumont.

 

Desenvolvido no conceito de cidades inteligentes, o e-Visitante terá, inicialmente, cinco menus: unidades esportivas, parques, pontos turísticos, segurança e hospitais. Em cada um deles será possível ver, em detalhes, informações de cada uma das unidades existentes no DF, como endereço, telefone e mapa.

 

Essa última funcionalidade, por exemplo, permite que o usuário veja, por satélite, onde está e a duração do deslocamento até determinada região do Distrito Federal, seja a pé, de carro ou bicicleta. Essa tecnologia foi inspirada em outras grandes cidades dos Estados Unidos, Cingapura e Coréia do Sul.

 

“Nós, como Estado, precisamos oferecer ao visitante o conforto de ele conseguir, em um lugar único, todas as informações importantes. Independentemente de o visitante vir à capital a turismo ou negócio vão haver momentos em que ele precisará de informações que estão contidas aqui. Isso, para nós, é muito importante”, acrescentou a subsecretária.

 

O aplicativo está em desenvolvimento desde setembro de 2013 e chega às lojas on-line da Apple e da Google Play para download gratuito neste aniversário de Brasília. Pelos cálculos da Seplan, que capitaneou a criação dessa funcionalidade, cerca de 300 mil pessoas deverão baixá-la nos primeiros dias. O e-Visitante pode ser acessado em português, inglês, francês e espanhol. A expectativa é que a ferramenta ganhe, posteriormente, outras traduções.

 

GDF NA ERA TECNOLÓGICA – A disponibilidade do e-Visitante é um dos primeiros passos dados pelo governo local para aumentar a interatividade com o público. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões para aquisição de hardware, software e contratação de mão de obra de apoio aos técnicos. Com esse valor, também foram desenvolvidos outros três aplicativos: Agente Cidadão, e-Serviço e e-Fiscal.

 

O Agente Cidadão, que estará em funcionamento no mês de junho, oferecerá aos moradores de todo o DF a possibilidade de interagir com órgãos do governo, solicitar informações ou demandar serviços da Ouvidoria, asfaltamento, iluminação pública e poda de árvores. Esses temas, segundo a Seplan, foram responsáveis por 60% dos 219 mil contatos feitos pela população em 2013.

 

Com previsão de lançamento para setembro, o e-Serviço é um aplicativo voltado à obtenção de serviços de órgãos do governo, como segunda via de contas da CEB e Caesb e notificação de falta de luz.

 

A última ferramenta, o e-Fiscal, deverá estar disponível em novembro e auxiliará os servidores a prestarem serviços à população. Com ele, por exemplo, será possível identificar áreas de risco por parte da Defesa Civil. Todos os programas foram desenvolvidos por técnicos do quadro de pessoal do GDF.

 

(F.M./I.M*)