Celebração durou 1h e foi presidida pelo primeiro bispo nascido e ordenado na capital do país

" />

Celebração durou 1h e foi presidida pelo primeiro bispo nascido e ordenado na capital do país

">

21/04/2014 às 14:28, atualizado em 17/05/2016 às 14:53

Programação do Aniversário de Brasília tem início com missa na Catedral

selo aniversário de brasília

Celebração durou 1h e foi presidida pelo primeiro bispo nascido e ordenado na capital do país

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

BRASÍLIA (21/4/14) – A programação do Aniversário de Brasília, nesta segunda-feira (21), começou logo cedo com a celebração de uma missa solene na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. O templo, um dos pontos turísticos mais visitados da capital, contou com centenas de pessoas durante a cerimônia religiosa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília recém-ordenado, dom Marcony Ferreira, que foi acompanhada pelo governador Agnelo Queiroz.

 

“Começamos esse dia louvando a Deus para pedir paz e prosperidade para nosso povo e para nossa cidade, que é a capital da esperança, da civilidade. Em um período tão curto como esse (os 54 anos) construímos um patrimônio cultural da humanidade e temos o compromisso de continuar esse êxito”, destacou o governador ao final da celebração litúrgica.

 

Durante o ato religioso, que durou 1h, dom Marcony, primeiro bispo nascido em Brasília e ordenado na própria capital, lembrou aos fiéis a história da cidade e os símbolos cristãos presentes na Catedral, que contam parte dessa memória, como a cruz de madeira utilizada na primeira missa celebrada no Distrito Federal.

 

Após celebração, o governador, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e de secretários de Estado, visitou diversos estandes, entre eles o “Passaporte Literário”, na II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que encerra as atividades hoje.

 

“A bienal veio para ficar e a nossa avaliação é a mais positiva possível. Tivemos repercussão nacional e internacional. Essa é uma conquista importante para Brasília e a bienal dá essa marca que queremos dar à cidade, um lugar de grandes eventos. Esse é justamente um momento que congrega população, nossos estudantes, leitores, autores, e por isso apoiamos essa iniciativa. A bienal não é só uma feira de livro, ela agrega o incentivo à leitura e ao desenvolvimento”, enfatizou o chefe do Executivo local.

 

(F.M/J.S*)