Grupo Batukenjé fez a alegria de quem saiu de casa para festejar aniversário da capital

" />

Grupo Batukenjé fez a alegria de quem saiu de casa para festejar aniversário da capital

">

21/04/2014 às 22:14, atualizado em 17/05/2016 às 14:54

Som de percussão anima público no Complexo Cultural da República

selo aniversário de brasília

Grupo Batukenjé fez a alegria de quem saiu de casa para festejar aniversário da capital

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (21/4/14) – O som de instrumentos de percussão ecoou na Esplanada dos Ministérios nesta segunda-feira (21) e animou centenas de pessoas que foram prestigiar as atrações do Aniversário de Brasília. Os batuques ritmados, que fizeram o público dançar, ficaram por conta de 30 percussionistas do grupo Batukenjé.

 

“Cheguei a Brasília em 1977 e vi essa cidade se desenvolver. Participar desta festa, ao som da percussão, é muito bom e mostra que a nossa cidade é viva. Esta festa está muito bonita”, elogiou a servidora pública federal Ana Luzia Goulart, 53 anos.

 

Comandado pelo mestre Celin DU Batuk, o grupo Batukenjé se reúne todos os domingos no Estacionamento 13 do Parque da Cidade. Para ele, participar deste momento histórico da capital é uma “oportunidade única”. “Todos os anos participamos das comemorações do aniversário de Brasília e sempre é uma nova alegria”, contou.

 

VISITA ILUSTRE – As atrações dos 54 anos da cidade levaram ao centro do Plano Piloto um público bastante variado. Entre eles, o cortador de cana Renato Campinho, um andarilho que já percorreu, de bicicleta, todos os estados brasileiros e está em meio a uma tentativa de volta ao mundo.

 

A ideia de pedalar por lugares desconhecidos surgiu no ano 2000 quando ele resolveu visitar, sobre duas rodas, todas as capitais do país. Ao final dessa jornada, já em 2005, ele buscou realizar outra façanha: conhecer o exterior.

 

“Já percorri mais de 300 mil quilômetros e visitei uns 60 países, entre eles Turquia, Egito, México e Israel. Pretendo, em três anos, visitar mais 50 países”, planejou o andarilho.

 

Há uma semana em Brasília, Campinho contou que já tinha estado na capital em outras ocasiões. Ele destacou que, agora, a cidade parece mais organizada. “Está muito mais bonita do que quando eu estive aqui pela última vez”, concluiu.

 

(F.M/J.S*)