23/04/2014 às 18:16

Pedra portuguesa é trocada por asfalto no calçadão do Guará

Obra para trazer mais conforto e segurança para os frequentadores começa nesta quarta e deverá ficar pronta em até três meses

Por Da Administração do Guará


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (23/4/14) – Começa nesta quarta-feira (23) a troca do calçadão de pedra portuguesa da orla do Guará II por pavimentação asfáltica. As pedras serão aproveitadas em praças e outros logradouros públicos da cidade.

 

A obra custará R$ 827.638,80 e será executada pela empresa Gaba Incorporadora, vencedora da licitação aberta para esse fim. A pista tem oito quilômetros de extensão, e o prazo de conclusão é de até 90 dias.

 

A decisão de substituir as pedras foi tomada pela maioria dos 80 moradores presentes em uma audiência pública realizada em 2013, no auditório da Administração Regional, convocada para debater o assunto. A pista foi considerada inadequada para caminhada devido a diversos acidentes, que chegaram a provocar lesões e fraturas, principalmente em pessoas mais idosas.

 

O administrador regional, Antônio Carlos, comemora mais essa conquista para a cidade e diz que ela trará conforto, segurança e qualidade de vida aos praticantes de caminhadas e usuários do local.

 

INSPIRAÇÃO – A pista foi construída em 1986, inspirada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. O local é utilizado por aproximadamente duas mil pessoas diariamente, número que sobe para quatro mil aos fins de semana.

 

Com o passar dos anos, as pedras, em alguns trechos, foram se soltando, inclusive pelo trânsito de carros e caminhões por cima da pista. A situação, que já era frágil, acabou se agravando ainda mais.

 

(C.C.*)