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24/04/2014 às 17:11, atualizado em 12/05/2016 às 17:50
Em maio, serão formadas duas novas turmas para a capacitação
BRASÍLIA (24/4/14) – Deixar a relação entre os rodoviários e os passageiros de transporte público do Distrito Federal mais gentil. Esse é o objetivo do curso “Gentileza Urbana”, oferecido pelo DFTrans há cerca de um mês a motoristas e cobradores dos coletivos da capital federal. As primeiras turmas, com o total de 70 participantes, receberam o certificado da qualificação nesta quinta-feira (24).
“A ideia surgiu por conta desse momento único de renovação da frota, que estamos passando. Mas, não adianta trocar os veículos se não mudarmos a postura dos trabalhadores e usuários, por isso, precisamos humanizar essa relação”, declarou a coordenadora e idealizadora do curso, Dayanne Timóteo.
Entre os conteúdos ministrados, nas 18 horas/aula, estão: cidadania e trânsito; transporte público; o papel do motorista e do cobrador; atendimento aos usuários; direção defensiva; a imagem que transmitimos; direitos e deveres dos usuários; qualidade de vida; e importância da gentileza.
Segundo Ariston Lacerda, 40 anos, motorista do transporte público do DF há 13 anos, a parte mais importante foi a vivência como deficientes físicos. “Durante a aula, senti na pele o que passam os deficientes. Usamos cadeira de rodas e venda nos olhos. Isso me fez mudar. Já coloquei em prática o que aprendi, pois não sabia que eles tinham tanta dificuldade”, afirmou.
A experiência de Ariston foi compartilhada por Jeferson de Melo. Motorista há 15 anos, ele se impressionou com as novidades que o curso lhe ofereceu. “Não ficamos só na teoria, nos colocam para ver na prática o que acontece, em atividades impactantes. Eu aconselho todos os rodoviários a fazerem o curso, pois dá para sentir a diferença, é muito bom.”
Com a primeira turma formada, os instrutores já têm como avaliar os resultados da capacitação. Segundo Severino, um desses profissionais, a diferença é imediata. “É visível como eles mudaram de postura e já começam a ver as situações do dia a dia de outra forma. O aproveitamento foi excelente, e tanto nós (instrutores), quanto os rodoviários estamos satisfeitos”, garantiu.
No dia 6 de maio, duas novas turmas, com 35 alunos cada, iniciam as aulas. A ideia nesta primeira etapa do programa, que vai até outubro, é capacitar mais de 500 motoristas e cobradores do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF.
“GENTILEZA URBANA” – Além de reciclar e capacitar motoristas e colaboradores, o programa “Gentileza Urbana” pretende trazer campanhas educativas para os usuários. Cartazes e folders serão distribuídos em terminais, escolas e administrações regionais.
Conservar os coletivos, respeitar as filas, usar adequadamente o cartão do Sistema de Bilhetagem Automática e respeitar os assentos preferenciais são algumas das mensagens transmitidas no material.
(V.F./ M.D*)