25/04/2014 às 22:58

Moradoras do Entorno terão acesso à “Carreta da Mulher”

Mulheres da região poderão fazer exames de mamografia, ultrassonografia e Papanicolau

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Região Metropolitana


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (25/4/2014) – A Carreta da Mulher, unidade móvel do GDF para realização de exames preventivos, poderá estacionar nas cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride), conhecida como Entorno. A novidade foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal dessa quinta-feira (24).

 

“Precisamos pensar no lado humano, nas necessidades das pessoas. O Entorno precisa dessa ajuda”, explicou o secretário da Região Metropolitana do DF, Henrique Pinto.

 

As unidades móveis de saúde foram pensadas justamente para prevenir doenças como o câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente no mundo, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para a entidade, as taxas de mortalidade ainda estão elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados.

 

Criada em março de 2012, a Carreta da Mulher conta com quatro unidades móveis. Desde sua criação, já realizou aproximadamente 140 mil exames. Cada uma realiza 150 exames por dia – 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau).

 

O público-alvo são mulheres entre 50 e 69 anos, pois possuem um risco maior de desenvolver a doença. Nessa faixa etária, é necessário realizar o exame a cada dois anos.

 

(V.F./C.C.*)