01/05/2014 às 12:15, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

DER adere ao movimento “Maio Amarelo”

Campanha de âmbito nacional tem objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes no trânsito

Por Da Redação, com informações do DER


. Fotos: Arquivo

BRASÍLIA (1º/5/14) – Os laços de cor amarela terão um significado além de meros enfeites no mês de maio. Isso por que os agentes do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) utilizarão esse adereço diariamente, por 30 dias, com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

 

“Acidentes acontecem em razão do comportamento indevido do cidadão no trânsito: falta de manutenção no veículo, direção perigosa, falta de atenção, desrespeito às regras de trânsito. Este movimento serve para estimular a conscientização das pessoas”, afirmou o superintendente de Trânsito do órgão, Murilo de Melo Santos.

 

Essa primeira ação do movimento “Maio Amarelo” será realizada até o dia 5 de maio, quando a fiscalização de trânsito e as campanhas educativas nas rodovias distritais serão intensificadas. Essas ações serão diárias e permanentes, mas com atividades especiais em locais, dias e horários estratégicos, de acordo com estatísticas de acidentes.

 

Nos dias 12 e 13 de maio, servidores vão participar de uma campanha de doação de sangue no Hemocentro de Brasília, instituição que constantemente apresenta déficit em seu estoque, o que prejudica o atendimento a acidentados, hemofílicos, e a quem necessitar de uma transfusão.

 

No dia 25 de maio será realizada a Corrida pela Segurança no Trânsito, na DF-002 – Eixo Rodoviário Norte (Eixão), às 8h. A inscrição para a corrida será 3kg de alimento não perecível e a quantidade arrecadada será repassada à Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que também atende vítimas da violência no trânsito.

 

De acordo com o agente de trânsito Fábio Vargas, a inspiração para o movimento, que já ocorre em vários lugares do Brasil, surgiu a partir de uma carta. “Os agentes de trânsito se sensibilizaram com a carta de um motorista aposentado, que dias antes de morrer havia pedido um trânsito mais seguro”, ressaltou.

 

O movimento “Maio Amarelo” conta com a participação de toda a população, que pode aderir usando o acessório na roupa, bolsa ou em qualquer outro local de maior visibilidade. Para fazer montagem de foto e divulgar nas redes sociais, basta entrar no site www.picbadges.com/badge/3607977, com hashtag #maioamarelo.

 

(K.I/J.S*)