02/05/2014 às 17:27, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Nomeação de mais 170 auditores fiscais de trânsito reforça fiscalização no DF

Com essas novas contratações, foram somados ao quadro do órgão quase 400 servidores em menos de um ano

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

BRASÍLIA (2/5/14) – A fiscalização no trânsito ganhará reforço com a nomeação, nesta sexta-feira (2), de 170 auditores fiscais. Todos foram aprovados no último concurso do Detran-DF, realizado em junho de 2013. Com essas novas contratações, foram somados ao quadro do órgão quase 400 servidores em menos de um ano.

 

“É uma honra poder compartilhar um sonho de centenas de famílias. Um sonho também nosso, que era o de ter uma instituição fortalecida como está agora. Encontrei um Detran desacreditado, e hoje conseguimos quase que dobrar o número de servidores que lá estavam e fortalecemos o órgão no DF”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

 

O governador afirmou ainda que aumentar o quadro foi necessário por motivos diversos, como o aumento da população e, consequentemente, do número de carros nas ruas. “Além disso, teremos grandes eventos, como a Copa do Mundo, onde será necessário um maior efetivo nas ruas”. Hoje a frota do DF chega a 1,5 milhão de veículos.

 

De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Rômulo Felix, as nomeações realizadas nesta gestão foram as maiores da história na área de trânsito no DF. “Esse ato é apenas uma das conquistas que este governo nos proporcionou. Zeramos o cadastro de reserva de técnicos e analistas e tivemos um aumento salarial médio de 22%, entre outros pontos”, ressaltou.

 

O DF foi a primeira unidade da Federação a atingir a marca de 2,5 mortes a cada 10 mil veículos. O valor considerado aceitável pela ONU para países em desenvolvimento é de três. “Devemos essa redução considerável ao governo, que equipou nosso órgão com a parte humana e nos forneceu equipamentos modernos para melhor exercermos nossas funções”, disse Félix.

 

A nova auditora Letícia Campos não escondeu a emoção durante seu discurso de agradecimento em nome dos nomeados. “Hoje concretizamos o sonho de centenas de famílias e não estaríamos aqui neste momento se não fosse a tomada de decisão do governo, que olha pelo Detran. Nossa meta daqui para a frente é preservar vidas no trânsito”, declarou.

 

NOMENCLATURA – A Lei Distrital 5.245/13, que reajusta a tabela de vencimentos da carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Distrito Federal, modificou o nome dos cargos. Os agentes de trânsito passaram a ser chamados de auditores fiscais de trânsito a partir de dezembro de 2013.

 

(K.I/M.D.*)