03/05/2014 às 18:24

Hospital do Gama cria núcleo de qualidade hospitalar e segurança do paciente

Planejamento de metas, que inclui a identificação correta do paciente e a administração segura de medicamentos, está pronto

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (3/5/14) – Após quatro meses de implantação, o Núcleo de Qualidade Hospitalar e Segurança do Paciente do Hospital Regional do Gama (HRG) concluiu o planejamento das três metas dos seis itens preconizados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que visam otimizar a assistência.

 

As metas trabalhadas pela equipe foram a identificação correta do paciente; a melhoria na segurança da prescrição, no uso e na administração de medicamentos; e a higienização das mãos para evitar infecções.

 

As próximas metas a serem cumpridas são: reduzir os riscos de queda e úlceras por pressão; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; e assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos.

 

“O nosso foco é a segurança do usuário por meio da mudança nos processos de trabalho da equipe de saúde”, informou a enfermeira Michele do Reis Almeida, coordenadora do núcleo.

 

Os normativos e os documentos relacionados à identificação correta do paciente estão à disposição dos profissionais para consulta, na área de trabalho dos computadores, em todos os setores e nas unidades de internação do hospital. “O núcleo também já concluiu o projeto das pulseiras de identificação para os pacientes internados”, observou Michelle Almeida.

 

O núcleo conta com equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem e administrador. Ainda segundo a coordenadora, informativos a execução do serviço do grupo já foram divulgados em toda a regional de saúde.

 

“Futuramente, faremos um trabalho de conscientização entre os pacientes para informá-los sobre os seus direitos. O nosso objetivo é que os profissionais de saúde prestem uma assistência de qualidade e de segurança aos nossos usuários”, ressaltou.

 

IMPLANTAÇÃO – Em dezembro de 2013, a Secretaria de Saúde (SES-DF) formou um grupo para discutir melhorias nos processos de trabalho das coordenações regionais de saúde. O núcleo central é constituído por um representante de cada hospital da SES.

 

(C.C.*)