03/05/2014 às 14:41, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Site e central 162 da Ouvidoria completam um ano

Mais de 87 mil manifestações foram registradas no período

Por Da Redação, com informações da Ouvidoria Geral do DF


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (3/5/14) – Canais exclusivos para registro de manifestações da população, o número 162 e o site da Ouvidoria Geral do Distrito Federal (OGDF) completam um ano de criação em 2014.

 

O objetivo dessas ferramentas é promover o contato direto entre cidadão e governo e estabelecer transparência nas ações locais. Durante o primeiro ano, foram registradas 25.255 manifestações pelo site. Já a procura via 162 foi maior, chegando a 62.544 registros, cerca de 71,23% do total.

 

“Após um ano de serviços por meio desses dois acessos podemos comemorar as ferramentas que possibilitam a participação social na gestão do GDF”, explicou a Ouvidora-Geral do DF, Vera Lúcia Coelho.

 

O cidadão brasiliense procura os serviços de ouvidoria para os mais diversos fins, como para registro de elogios, reclamações, sugestões, solicitações, informações, além de denúncias.

 

De acordo com Vera Lúcia, o número foi pensado principalmente como forma de aproximação com o cidadão, assim como acontece com a prestação de serviços essenciais, como é o caso das polícias, Samu, Corpo de Bombeiros e GDF. “O 162 também dá a identidade necessária às ouvidorias, já que toda a rede, composta por aproximadamente 100 ouvidorias, utiliza este mesmo número. Após a criação da OGDF, o número 162 passou a ser utilizado em rede nacional, como o 190, 193, entre outros”, destacou.

 

A ouvidora reforça também a importância da criação da página da Ouvidoria e da facilidade de acesso aos serviços oferecidos. “O site da Rede de Ouvidorias facilita o acesso aos órgãos que deverão tratar a manifestação. O próprio sistema tem a capacidade de fazer a distribuição de acordo com o assunto”, salientou.

 

(V.F/J.S*)