Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/05/2014 às 22:21
Doença não possui cura, mas pode ser controlada
BRASÍLIA (6/5/14) – Na primeira terça-feira de maio, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Asma. Em homenagem ao dia, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou, na manhã desta terça-feira (6), uma palestra no Ambulatório de Alergia do Hospital de Base do DF (HBDF), ministrada pela coordenadora de alergia e imunologia do DF, Marta Guidacci. Outras palestras serão realizadas até junho deste ano, com datas e locais a confirmar.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas do pulmão. A enfermidade ocorre pelo aumento da hiperatividade dos brônquios. O problema pode ser desencadeado por fatores ambientais, medicamentos, exercícios e até pela alimentação, em casos mais raros.
“Tosse (principalmente à noite), falta de ar (dispneia), chiado (som parecido com o miado ou assobio) e aperto no peito são os principais sintomas (da asma), que podem aparecer simultaneamente ou isoladamente,” esclareceu a coordenadora do Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do DF, Vanessa Tavares.
A asma pode ocorrer em diferentes níveis, desde leve e intermitente até grave e persistente. A asma mais comum, segundo Vanessa, é a causada por fatores ambientais. Para evitar desenvolver crises asmáticas, deve-se ficar atento a alguns procedimentos. “Não varrer, evitar móveis estofados e bichos de pelúcia (pois acumulam poeira), deixar a casa sempre ventilada, evitar mofo e plantas naturais dentro de casa, trocar a roupa de cama pelo menos 2 vezes por semana, encapar colchão e travesseiros com capas antialérgicas, tomar a vacina da gripe e evitar o uso de umidificadores. Todos esses procedimentos diminuem a incidência de crises de asma”, comentou.
(B.F./M.D*)