07/05/2014 às 22:12

ABNT verifica procedimentos adotados pelo Hemocentro

Auditores devem confirmar ou não a certificação ISO, obtida pela fundação em 2012

Por Da Redação


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (7/5/14) – Auditores da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) encerram nesta quarta-feira (7) a verificação, realizada durante três dias, dos procedimentos adotados pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), com o objetivo de confirmar ou não a manutenção da certificação ISO (Organização Internacional de Padronização).

 

O Hemocentro é o único órgão público de saúde do DF a ter tal certificação, concedida pela ABNT em maio de 2012 para o Sistema de Gestão da Qualidade do Ciclo do Sangue.

 

A diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares, informou que o Hemocentro recebe auditorias de várias instituições como da Vigilância Sanitária do DF e da Anvisa, da Coordenação Geral de Sangue do Ministério da Saúde, da Associação Americana de Hematologia e Hemoterapia e da ABNT.

 

“Cada uma delas tem um olhar diferente e são complementares. Essas auditorias levam a um aprendizado constante contribuindo para o alcance da excelência em nossos processos de trabalho”, diz a diretora-presidente.

 

Beatriz acrescentou que a manutenção da certificação ISO é muito importante, pois significa que existe uma relação de confiança entre a ABNT e o Hemocentro e que há cumprimento dos requisitos da norma, bem como melhoria de processos da fundação, que devem ser continuamente revistos e aprimorados.

 

O Hemocentro de Brasília recebeu o Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade para o Ciclo do Sangue da FHB, que tem validade de três anos, sendo que anualmente são realizadas as auditorias de manutenção.

 

(C.C.*)