" /> ">

08/05/2014 às 16:32, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Encontro de Economia Feminista e Solidária do Varjão acontece nesta quinta-feira

Este é o primeiro dos quatro últimos encontros que fecham a etapa inicial do “Selo Rede Mulher Artesã”

Por Da Secretaria da Mulher


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (8/5/14) – A Secretaria da Mulher realiza, nesta quinta-feira (8), o Encontro de Economia Feminista e Solidária do Varjão. É o primeiro dos quatro encontros previstos para este mês e que encerrarão a primeira etapa do projeto “Selo Rede Mulher Artesã”.

 

Os encontros de Economia Feminista e Solidária são a porta de acesso aos benefícios do “Selo Rede Mulher”, que tem como objetivo promover o reconhecimento, a valorização e a autonomia socioeconômica das artesãs e trabalhadoras manuais do Distrito Federal.

 

Com o término dos encontros, será iniciada a segunda fase do projeto, que constará da seleção dos 50 grupos de artesãs que terão seus produtos e histórias divulgados em um site na internet e em 10 mil catálogos físicos. Elas receberão, ainda, duas mil etiquetas para promoção de seus produtos, além de acesso a oportunidades especiais de comercialização e de qualificação.

 

As artesãs do Varjão, interessadas em participar do encontro nesta quinta, devem levar seus trabalhos para o galpão de eventos da cidade, das 14h às 17h. Lá, elas poderão se inscrever para concorrer ao “Selo Rede Mulher”. Os seus produtos (cinco peças, no máximo) serão fotografados para posterior inclusão no site do “Selo”, que está em fase de criação.

 

Balanço – Segundo a secretária da Mulher, Valesca Leão, já foram realizados até o momento 13 encontros de Economia Feminista e Solidária, com a participação de 524 artesãs de 22 regiões administrativas do DF e de quatro municípios de Goiás. Ao todo, 73 grupos candidataram-se a concorrer ao “Selo Rede Mulher”, dos quais 21 foram formados na hora, durante a realização dos encontros.

 

Além do atendimento da Secretaria da Mulher, nos encontros as participantes têm acesso a serviços oferecidos pelo GDF e instituições parceiras, como o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Sebrae-DF, o BRB, o Fórum de Economia Solidária do DF, a Rede de Economia Solidária e Feminista e a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais.

 

Serviço:

Mais três encontros de Economia Feminista e Solidária estão programados para este mês: dia 15, das 9h às 16h, no PADF; dia 22, das 14h às 18h, em Sobradinho; e dia 31, das 9h às 18h, em Brasília. Não é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, basta se dirigir ao local com as peças de artesanato.

 

(M.D*)