" /> ">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/05/2014 às 17:54
Segunda edição do projeto “Arma não é brinquedo: dê livros” contará com a participação de alunos de três escolas do Paranoá e Itapoã
PARANOÁ (9/5/14) – Formar times da paz nas escolas do DF é o principal objetivo do projeto “‘Arma não é Brinquedo: Dê Livros”. Nesta sexta-feira (9), foi lançada a segunda etapa da iniciativa, que conta com a participação dos alunos de três escolas do Paranoá e Itapoã. Eles trabalharão durante as próximas quatro semanas em atividades voltadas para o tema. O desfecho será a troca de armas de brinquedos por livros e a participação de crianças nos jogos do Mané Garrincha.
“O objetivo é introduzir uma prática de cultura de não violência e ajudar essas crianças a crescerem construindo meios de resolver seus conflitos de forma pacífica. Estamos usando o exemplo das armas, que eles podem trocar por um livro ou por outro tipo de brinquedo e para eles irem introduzindo esse tipo de conduta para a vida deles”, afirmou a subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência, da Secretaria de Justiça, Valéria de Velasco.
A iniciativa contou com total apoio da vice-diretora da Escola Classe 1, uma das unidades participantes. “Acho o projeto muito importante. Vamos trabalhar com 900 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Elas precisam muito. Vamos ter como base um livro didático. Vamos fazer cartazes, teatros, quem sabe criamos uma música”, declarou a vice-diretora da unidade, Juliana Sobreira Barbalho Brito.
A aluna Emily Martins de Oliveira, 8 anos, do 3º ano, se empolgou com o projeto e promete sensibilizar todos que conhece. “Vou falar com meus primos que gostam de brincar muito com armas de brinquedo para trocar por um livro”. Já seu colega de turma, Mateus Mendes de Medeiro, 8 anos, diz que seu objetivo é entrar “no campo de futebol e desfilar com os jogadores”, ressaltou em risos.
A primeira etapa do projeto aconteceu no segundo semestre de 2013 e envolveu cerca de oito mil crianças em seis escolas públicas, mais o EduSesc e duas creches comunitárias. Nessa fase foram arrecadadas 700 armas de brinquedos, que foram trocadas por livros. “A ideia é levar o projeto para todas as escolas. Vamos levar também para os CEFs, onde os alunos farão projetos em busca do controle da violência dentro de sua comunidade”, disse Velasco.
Serão escolhidos quatro alunos de cada unidade para entrarem em campo com jogadores que participarão de torneios no Mané Garrincha. A escolha das crianças será feita por meio de concurso de desenho realizado durante as atividades do projeto. Os jogos serão selecionados pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa).
(K.I./M.D.*)