09/05/2014 às 16:08, atualizado em 17/05/2016 às 14:50

Moradores do Itapoã recebem 650 geladeiras novas

Programa Cidadania com Energia substitui refrigeradores ineficientes por novos, que economizam energia

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 ITAPOÃ (9/5/14) – A conta de luz deve ficar menor para 650 famílias do Itapoã que receberam geladeiras de baixo consumo de energia e 8 mil lâmpadas fluorescentes. A ação, que integra o programa “Cidadania com Energia”, da CEB, abriu o primeiro dia de atividades da 9ª edição do “GDF Junto de Você”, que fica na cidade até o próximo domingo (11).

 

“Pra mim foi maravilhoso. Eu tenho seis filhos e não tinha condição de comprar uma geladeira nova. Agora vou economizar na conta de luz. Minha mãe já recebeu uma geladeira no ano passado e economiza R$ 20 por mês em energia”, disse Maria Anita de Jesus, uma das que recebeu o eletrodoméstico hoje.

 

Os moradores contemplados pelo programa foram selecionados por um agente da CEB, que realizou visitas técnicas às unidades consumidoras beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica e identificou refrigeradores com mais de dez anos de uso considerados ineficientes, aptos para serem trocados.

 

“Esse programa é maravilhoso. Você substituir uma geladeira velha, que não está conservando os alimentos, por uma nova, economiza energia, chegando a 60% de economia. As lâmpadas chegam a economizar 80% de energia. Com isso, tem uma diminuição da energia em todo o sistema. Todos ganham”, disse o governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, após entregar uma geladeira a uma das moradoras da região.

 

Neste sábado (10), será a vez de a população do Varjão ser beneficiada com a ação. Devem ser entregues 167 refrigeradores e 1.500 lâmpadas.

 

O PROGRAMA – O programa “Cidadania com Energia” está sendo realizado em duas etapas. Em 2011 e 2012, foram distribuídas 8.100 geladeiras de 370 mil lâmpadas. A segunda etapa começou em 2013 e já substituiu 12.860 refrigeradores, de 24 mil previstas, e 75.595 lâmpadas, de uma previsão de 150 mil.

 

“A gente ajuda a família com uma geladeira nova, e as famílias ajudam a gente economizando energia”, disse o vice-governador, Tadeu Filippelli.

 

O programa também inclui implantação de rede de energia elétrica, instalação de iluminação pública, retirada de ligações clandestinas e instalação de medidores de energia.

 

Outra ação importante é o cadastro na tarifa social para famílias de baixa renda. Com ela, os consumidores podem reduzir suas contas de energia em até 65%. Quem já está cadastrado nos programas sociais do GDF deve procurar os postos de atendimento da CEB e solicitar o benefício.

 

(B.F./M.D.*)