Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/05/2014 às 20:56
Unidade móvel estará na área rural nestas terça e quarta-feiras
BRASÍLIA (12/5/14) – As moradoras de Brazlândia serão as próximas a receber o “Ônibus da Mulher”. A unidade móvel, que atende mulheres da zona rural em situação de violência, estará na cidade nestas terça (13) e quarta-feiras (14), no Centro Educacional Incra 8, para prestar serviços de orientação e com atividades voltadas à saúde.
“Esse tipo de ação ajuda a emancipar as mulheres, tira dúvidas a respeito dos direitos femininos e reforça ainda mais a Lei Maria da Penha. Podemos ver de perto as necessidades das que vivem em regiões rurais e, de certa forma, garantimos que os direitos delas sejam colocados em prática”, afirmou a secretária da Mulher, Valesca Leão.
Além de atividades educativas, com palestras sobre educação familiar, as moradoras poderão realizar exames de glicemia e pressão arterial. Na ocasião, as presentes também terão a oportunidade de se cadastrar no “Bolsa Família” e fazer a Carteira de Trabalho e o CPF. Serão distribuídas, ainda, cartilhas da Lei Maria da Penha.
PROGRAMA – O “Ônibus da Mulher”, nome dado ao projeto das unidades móveis de atendimento às mulheres em situação de violência na zona rural, faz parte do Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher e integra o programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo federal.
As unidades móveis vão até as comunidades rurais para oferecer apoio psicológico, social e jurídico a mulheres vítimas de violência. O DF recebeu dois ônibus da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR), no ano passado. O atendimento é feito pelos técnicos da Secretaria da Mulher do DF.
De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), da SPM-PR, a população feminina do DF é, pela segunda vez, a que mais fez denúncias de violência por meio desse serviço.
De janeiro a junho deste ano, a taxa de registro alcançou 673,53 por 100 mil mulheres. No mesmo período do ano passado, o DF apresentou 625,69. Confrontados os dois períodos, houve aumento de 7,65% em 2013.
SERVIÇO:
O que: “Ônibus da Mulher”
Quando: Dias 13 (terça-feira) e 14 de maio (quarta-feira), das 9h às 16h
Onde: Centro Educacional Incra 8 – DCAG – BR-070 – RAIV – QD 04 – LT S/N
Mais informações pelo telefone 3961-1782.
(K.I./C.C*)