14/05/2014 às 22:55

Agência de fomento à música independente é lançada no DF

Projeto vai receber R$ 700 mil em investimentos da Secretaria de Cultura

Por Da Secretaria de Cultura


. Divulgação


BRASÍLIA (14/5/14) – Aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), na Secretaria de Cultura, o lançamento da agência “Circula, Incubadora Distrital de Apoio ao Rock e Música Independente do DF”. A iniciativa inédita – de artistas locais, do Movimento Brasília Capital do Rock e da Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) – vai receber aproximadamente R$ 700 mil em recursos da pasta.

 

Além de representantes da “Circula”, estiveram presentes no evento o secretário de Cultura, Hamilton Pereira; o secretário-adjunto de Cultura, Miguel Batista Ribeiro; o subsecretário de Relação Institucional, Reinaldo Gomes e o subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes.

 

A ideia do projeto é fomentar o cenário da música independente de Brasília. Para tanto, ao longo de um ano, a agência vai fornecer a 39 artistas e bandas locais consultoria para se profissionalizarem no cenário musical, a partir de quatro eixos: agenciamento, capacitação, comunicação e pesquisa.

 

Entre os objetivos estão o de conectar produtores culturais locais e nacionais, já consolidados no mercado, a profissionais que estão iniciando sua carreira.

 

Um dos organizadores da agência, o produtor musical Fábio Pedroza, falou que a ideia começou a se desenvolver em 2010 e tomou forma ao longo desses quase 4 anos. “Queremos um projeto que não seja apenas pontual, como a realização de shows, mas algo que tenha um olhar para a carreira da banda ou dos artistas, para o futuro profissional”, ressaltou.

 

Para o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, essa iniciativa se integra ao trabalho feito na cultura do DF. “As nossas atividades têm a preocupação de reconstruir políticas públicas na capital. A nossa expectativa é a de valorizar iniciativas nesse sentido”, ressaltou.

 

O subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes, falou sobre a importância do campo musical no país, sendo o setor que mais demanda projetos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). “O espírito do FAC é o de ser menos custeio de eventos e mais investimento em ideias desse tipo”, concluiu.

 

Nesta sexta-feira (16) acontecerá a festa de lançamento com show gratuito das bandas brasilienses The Neves, Scalene e Darshan. Será na 307 sul, às 20h.

 

(J.S*)