15/05/2014 às 17:43

Centros olímpicos do DF vão mudar de nome

Mudança, que vale a partir desta sexta-feira (16), tem objetivo de incluir pessoas com deficiência na prática de esportes

Por Da Secretaria de Esportes


. Foto: Brito / Arquivo

BRASÍLIA (15/5/14) – Os centros olímpicos do Distrito Federal são exemplos de sucesso quando o assunto é a implantação de políticas para o esporte. Por essa razão a partir de sexta-feira (16), as 11 unidades do Distrito Federal passarão a se chamar Centros Olímpicos e Paralímpicos.

 

A mudança tem o intuito de contemplar toda a população independente de possuir ou não quaisquer diferenças, além de promover a inclusão social por meio do esporte e estimular valores como cooperação e solidariedade.

 

A cerimônia contará com a presença dos 85 atletas paralímpicos já contemplados pelo “Bolsa Paralímpica”, que na oportunidade receberão certificados por serem os primeiros atletas a receberem o benefício. A entrega será realizada simultaneamente ao encerramento do Encontro do Esporte Paralímpico, ação que reuniu, ao longo de duas semanas, mais de 4,5 mil alunos.

 

BOLSA PARALÍMPICA – O Projeto de Lei nº 1.754/2013 foi sancionado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, no dia 27 de dezembro de 2013. O PL altera a lei que instituiu o programa “Bolsa Atleta”, estendendo o benefício para atletas paralímpicos.

 

Desde março os atletas paralímpicos recebem o benefício do “Bolsa Atleta”. Foram contemplados 85 atletas indicados pela sua respectiva Federação Esportiva nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 7, futebol de 5, futebol de campo para a pessoa surda, futsal para pessoa surda, goal ball, natação, rugby, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, vela, ciclismo, hipismo, remo, vôlei de areia para pessoa surda e vôlei sentado.

 

SERVIÇO:

Cerimônia de troca de nome dos Centros Olímpicos

Data: Sexta (16), a partir das 9h

Local: Centro Olímpico de Samambaia

 

(J.S*)