15/05/2014 às 18:09

Projeto “Leitura” na Unidade de Santa Maria

Iniciativa da Secretaria da Criança estimula adolescentes a ler e fazer redações; biblioteca será inaugurada nesta sexta

Por Da Secretaria da Criança


. Foto: Mariana Raphael / Arquivo

BRASÍLIA (15/5/14) – A Unidade de Internação de Santa Maria, da Secretaria da Criança, vai inaugurar nesta sexta-feira (16), às 11h, sua biblioteca, integrante do projeto “Bibliotecas do Saber”. Além disso, lançou, nessa quarta-feira (14), o projeto “Leitura – Arte do Saber”, que tem a proposta de estimular a leitura dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, do sexo masculino e feminino.

 

Para executar o projeto, foi criada uma minibiblioteca móvel – um carrinho com livros de diversos temas – que percorre os alojamentos para que os adolescentes possam escolher os livros que desejam.

 

A secretária-adjunta da Criança, Catarina Pereira de Araújo, destaca a importância da iniciativa. “O processo de ressocialização passa pela educação e o estímulo à leitura e à escrita é muito positivo para esses adolescentes”, disse.

 

O objetivo é promover a reflexão e o espírito crítico dos socioeducandos oferecendo-lhes a oportunidade de redigirem seus próprios textos a partir do conhecimento adquirido. Após a leitura, eles são convidados a apresentar um resumo de no mínimo 10 linhas que será avaliado pela equipe multidisciplinar.

 

A leitura e a redação de um resumo serão premiadas com uma ou duas estrelas ao mérito. Os livros terão etiquetas que informarão quantas estrelas valerão seus resumos. E na conquista de 10 estrelas o adolescente receberá um certificado, que será entregue com a participação de sua família.

 

O projeto tem como modelo o “Mala do Livro”, ação que ampliou o acesso aos livros com a utilização de minibibliotecas.

 

 

(C.C*)