17/05/2014 às 20:47

Governador anuncia melhorias em infraestrutura para a área rural

Entre as obras anunciadas estão destinação de terreno para escola técnica, pavimentação e inauguração de posto de saúde

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

PARANOÁ (17/5/14) – Uma série de investimentos será realizada para melhorar a infraestrutura em diversos pontos de áreas rurais do Distrito Federal, conforme anunciou, neste sábado (17), o governador Agnelo Queiroz. Além de instalação de novos equipamentos esportivos, haverá melhorias na pavimentação de vias e destinação de um terreno para construir uma escola técnica.

 

“Estamos aqui para dialogar, debater e, principalmente, atender as várias reivindicações que temos recebido da área rural, onde temos o compromisso de assegurar a qualidade de vida”, destacou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli, e da equipe de secretariado, em almoço com lideranças, durante a 10ª edição do “GDF Junto de Você”, na Exposição AgroBrasília.

 

Durante o evento, foi assinado um Termo de Concessão de área de 30.000 m², localizada no PAD-DF, de domínio da Terracap, para iniciar as obras de uma nova escola técnica do Instituto Federal de Brasília. “Precisamos fazer com que a nossa juventude que mora no campo se especialize na área rural e não precise sair. Já cedemos o espaço e agora precisamos da confirmação do Ministério da Educação para abrir a escola”, complementou o governador.

 

Além disso, para melhorar o trânsito dos alunos até as unidades de ensino, foi anunciado o lançamento de editais para licitar a recuperação da via VC505, que dá acesso a Escola Almécegas, e para contratação de empresa para elaboração de projeto de asfaltamento dos acessos às escolas rurais, parte do projeto “Caminhos da Escola”. “Vamos fazer o acesso de todas as escolas que não têm. Será um total de 50 quilômetros de asfalto”, garantiu Agnelo Queiroz.

 

Outras ruas que deverão receber massa asfáltica são a VC 533, DFs 285, 206/170 e 100/270, e vias internas da Agrovila Taquara. Também estão previstas obras de reforma e construção de pontes e instalação de 100 braços de iluminação pública.

 

Para incentivar o esporte, foram assinadas ordens de serviço para construção do ginásio esportivo do PAD-DF e instalação de uma academia ao ar livre modelo Ponto de Encontro Comunitário (PEC) na comunidade de Almécegas, em Brazlândia. O governo também anunciou a criação de uma portaria para estudo de proposta de endereçamento e identificação das vias rurais.

 

SAÚDE – Para elevar a qualidade de atendimento em saúde, o GDF também fará inauguração, no dia 27 de maio, de um posto de saúde na região da Fercal, na comunidade da Rua do Mato. Outra unidade desse modelo, instalada no Pipiripau II, em Planaltina, também será reformada.

 

Uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Agricultura ampliará o atendimento de agricultores e trabalhadores com mais de 60 anos na “Carreta da Visão”. Já a “Carreta da Mulher” prestará assistência para a comunidade do Incra 8, em Brazlândia, de 30 de junho a 4 de julho.

 

(A.S./M.D.*)