17/05/2014 às 16:44

Segunda etapa de Festival Interescolar de Xadrez reúne quase mil alunos

Quase 70% dos alunos inscritos são de escolas públicas

Por João Pedro Gebrim, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

 BRASÍLIA (17/5/14) – Cerca de mil alunos de escolas públicas e particulares participaram, neste sábado (17), da abertura da segunda etapa do Festival Interescolar de Xadrez 2014. A iniciativa faz parte das ações do projeto “Xadrez nas Escolas”, lançado em fevereiro de 2013 pelo governador Agnelo Queiroz, que hoje acompanhou o evento ao lado da primeira-dama, Ilza Queiroz.

 

Quase 70% dos alunos inscritos, um total de 650 estudantes, são de escolas públicas, enquanto o restante, 300, de instituições particulares.

 

“Estudos científicos mostram que estudantes que praticam xadrez têm desempenho superior em matérias regulares. Por isso a importância de democratizar o acesso ao jogo para todos os estudantes das escolas públicas e privadas. Estamos oferecendo o jogo de xadrez desde em creches a ensinos fundamental e médio”, afirmou o governador, ao lembrar que, até o fim deste ano, 112 Centros de Educação da Primeira Infância (Cepi) serão entregues em várias Regiões Administrativas do DF.

 

Para inserir a iniciativa nas escolas, a Secretaria de Educação adquiriu 12 mil kits de xadrez e capacitou 200 professores para ensinar o esporte aos alunos. O evento, segundo a pasta, serve para ampliar o interesse pela modalidade entre os estudantes da Educação Básica.

 

“O xadrez é uma atividade lúdica e de fundamental importância para que o aluno possa desenvolver o raciocínio logico e a concentração. Costumo dizer que o jogo é a ginástica da inteligência”, disse o coordenador do projeto “Xadrez nas Escolas”, Solon Pereira.

 

Para Rizalva dos Santos Cardoso, mãe de dois alunos participantes do projeto, um com quatro e outro com cinco anos de idade, “o xadrez é uma oportunidade de melhorar o aprendizado e despertar outras habilidades”. Segundo ela, os benefícios ultrapassam a sala de aula. “Para a criança abre-se um horizonte diferente. Eles estão muito entusiasmados. É uma parceria muito grande entre escola e família”, completou.

 

Segundo o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, que também acompanhou a abertura da segunda etapa do festival, muitas escolas estão aproveitando o esporte para reforçar o que é ensinado nas aulas. “A prática (do xadrez) desenvolve o respeito ao adversário e à derrota e também ajuda a vencer o receio de disputar com o melhor jogador. Gostaríamos que isso se disseminasse cada vez mais em nossas escolas”, concluiu.

 

O FESTIVAL – O Festival, que está em sua segunda etapa, de um total de seis, acontece até o dia 22 de novembro e é uma parceria entre o GDF e a Escola de Xadrez Mearas, na Asa Norte.

 

(J.P.G./M.D.*)