19/05/2014 às 19:04

Estradas rurais são recuperadas em Brazlândia

Iniciativa beneficia agricultores que são responsáveis pelo abastecimento de 65% do mercado de hortifrutigranjeiros do DF, além de estudantes

Por Da Administração Regional de Brazlândia


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (19/5/14) – Depois do período das chuvas, a Administração Regional de Brazlândia iniciou os trabalhos de recuperação das estradas rurais. Os serviços incluem patrolamento, alargamentos, colocação de fresados (asfalto retirado das ruas com o programa “Asfalto Novo”) e limpeza geral das vias em todos os setores produtivos da cidade.

 

Segundo o administrador regional, Bolivar Rocha, os trabalhos para a recuperação das estradas rurais continuarão durante todo o ano. “Este é o momento oportuno para executarmos o trabalho de recuperação da malha rural, pois a chuva deu uma trégua. Estamos desenvolvendo um trabalho diário para melhorar a vida de quem mora e trabalha no setor rural”, declarou.

 

NOVOS MAQUINÁRIOS – Para atender ainda melhor a área rural e urbana da cidade, o GDF e a Administração Regional adquiriram novos maquinários para execução de obras e recuperação de estradas, limpeza da cidade e melhoramento das vias públicas. Há mais de 20 anos a cidade não recebia novos equipamentos.

 

A Administração Regional de Brazlândia tem a frota mais moderna do DF. “Investir na área rural é um compromisso do governador Agnelo Queiroz. Por isso, estamos cuidando desse setor que é tão importante para a economia da cidade”, acrescentou Bolivar Rocha.

 

“A CAMINHO DA ESCOLA” – Além dos agricultores, os estudantes também são beneficiados com o serviço, já que a cidade recebeu cerca de 20 novos ônibus escolares por meio do Programa “A Caminho da Escola”, para atender aos alunos da Educação Integral e do Ensino Especial dos setores urbano e rural da cidade.

 

A frota percorre, na área rural, em média 882 km por dia, e mais da metade deste trajeto já foi recuperado, o que melhora as condições de trabalho para os motoristas e maior comodidade aos alunos.

 

PRODUÇÃO – Cerca de 70% das verduras que chegam à mesa do brazlandense são oriundas da agricultura da própria região. Recentemente a administração realizou melhorias na feira do produtor, na Vila São José, onde os agricultores expõem seus produtos para serem vendidos diretamente ao consumidor.

 

O setor produtivo de Brazlândia é um dos maiores do DF e tem aproximadamente 469,59 km², além de ser responsável pelo abastecimento de 65% do mercado de hortifrutigranjeiros do DF.

 

Veja abaixo algumas benfeitorias realizadas nos últimos meses no setor rural:

 

– Mais de 100 quilômetros de estradas recuperadas;

– Melhoramento e colocação de fresado (asfalto retirado das ruas com o programa “Asfalto Novo”) nas estradas próximas às escolas;

– Implantação de drenagem e recuperação da Ponte da Cascalheira, além da iluminação de toda a pista de acesso ao setor;

– Iluminação do campo de futebol da Escola da Torre;

– Cobertura da quadra poliesportiva do colégio do Rodeador;

– Implantação de Ponto de Encontro Comunitário (PEC) na Igreja do Rodeador e escola do Incra-07;

– 473 postes de iluminação ao longo da DF-430, além da plantação de ipês na extensão da via Brazlândia/ Rodeador /Taguatinga;

– Melhoramento de campos de futebol; e

– Iluminação nos setores de chácaras da DF 451, Incra-7 e Cascalheira, entre outros serviços.

 

(C.C.*)