20/05/2014 às 14:11

Semana Distrital de Doação de Leite Materno promove atividades para mães

Iniciativa visa comemorar, conscientizar e divulgar o gesto de doar, por meio de campanhas, debates, palestras e seminários

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: André Borges / Arquivo

BRASÍLIA (20/5/14) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realiza até 26 de maio a Semana Distrital de Doação de Leite Materno. Nesse período, 10 Bancos de Leite Humano (BLH) e dois Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) promoverão o encontro das doadoras e das mães receptoras do leite materno e oferecerão atividades específicas para esse público.

 

As doadoras de Planaltina receberão, na tarde desta terça-feira (20), programação comemorativa com sessão de cinema, distribuição de kits, brindes e lanches no auditório do Hospital Regional de Planaltina a partir das 14h. A secretaria entregará certificados como forma de agradecimento às participantes.

 

A Semana Distrital de Doação de Leite Materno tem o objetivo de comemorar, conscientizar e divulgar a doação de leite materno por meio de campanhas, debates, palestras e seminários. A ação também visa o aumento das doações e o abastecimento contínuo dos bancos de leite do DF.

 

“Outro propósito é informar o profissional de Saúde sobre o modo como ele pode orientar e acolher as mães desde o pré-natal, e as incentive na doação do leite materno, pois, na realidade, essas mulheres salvam vidas”, comentou a coordenadora dos Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam Santos.

 

O público-alvo são mães doadoras de leite materno, receptoras e seus filhos. “Também queremos divulgar a ação para as gestantes, além de incentivar a doação às mães que estão em casa e ainda não praticaram esse ato”, disse a coordenadora.

 

Cada banco de leite convocará mães doadoras para a homenagem, além de desenvolver atividades, como sessão de cinema, dia de beleza e shantalla- massagem de origem indiana para bebês. “O principal momento é o encontro da mulher que doou o leite materno com as mães que precisam desse alimento para os seus bebês internados nas unidades neonatais. Queremos prestigiar essas mulheres, pois a doação tem caráter voluntário”, afirmou Miriam.

 

OFICIALIZAÇÃO – Instituída por meio da Lei 5.154, de 19 de agosto de 2013, sancionada pelo governador Agnelo Queiroz, a Semana Distrital de Doação de Leite Materno foi inserida no calendário oficial de eventos da cidade. A programação de incentivo à amamentação será realizada, anualmente, na semana que inclui a data 19 de maio, em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

 

A SES/DF contabilizou de janeiro a abril, 1.880 doadoras e 5.712 litros de leite humano coletados. No mesmo período do ano passado, foram 1.825 e 5.113 respectivamente.

 

ALEITAMENTO – Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno contém proteínas, vitaminas, gordura, água e outros componentes fundamentais para o completo e correto desenvolvimento do recém-nascido, além de conter substâncias essenciais para protegê-lo contra doenças.

 

A amamentação contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal.

 

As mães que estão amamentando e com excesso de leite podem procurar os BLH ou ligar para o Disque-Saúde, telefone 160, opção 4, para que uma equipe do Corpo de Bombeiros recolha o leite na residência. Segundo a coordenadora, toda mulher saudável e em processo de amamentação poderá doar.

 

 Confira aqui a programação.

 

(J.P/I.M*)